Photo: Pixabay
Photo: Pixabay

Os benefícios do ensino de música

De que forma você acredita que o ensino de Música pode contribuir para desenvolvimento integral do aluno?

South American May 10, 2017

No âmbito filosófico adventista, a música exerce um fator de suma importância. Mas, infelizmente, muitas vezes no ensino de Música nas escolas observa-se uma desvalorização. Ao refletir sobre as possíveis razões para tal, percebe-se a falta de conhecimento sobre a importância da música e a dificuldade de profissionais preparados para atuarem como professores.

Partindo do pressuposto que Deus é o criador e a fonte da beleza, a Bíblia sugere produção artística em diversos aspectos como: no canto congregacional, na prática instrumental, nas Escolas dos Profetas, no planejamento do Santuário, no livro de Salmos, para citar alguns. Deus colocou em cada um de nós o desejo de estar em contato com a beleza e a arte. Para tanto, o ensino da Música deve proporcionar uma excelente oportunidade para desenvolver a criatividade e formar seres pensantes que possam ser orientados e estimulados a perceber que foram criados à imagem e semelhança de Deus em suas criações artísticas.

Seguem algumas razões para o ensino da Música:

  1. Encorajar a expressão pessoal por meio da linguagem musical para comunicar ideias.
  2. Desenvolver o pensamento criativo por meio de inter-relações na maneira de pensar e refletir, de forma que incentive a curiosidade e proporcione experiências originais.
  3. Proporcionar experiência estética (percepção dos sentidos) para ampliar a consciência e a sensibilidade artística e musical.
  4. Entender a natureza da música pela experiência de múltiplas maneiras.
  5. Objetivar o autodescobrimento, ao contribuir para o conhecimento dos sentimentos, desenvolver a autoconfiança e o sentido de autoestima.
  6. Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno através do conhecimento da percepção, da razão e da emoção.

Allan Merrian afirma que a música possui as seguintes funções: prazer estético, expressão emocional, resposta corporal, facilita o conformismo a normas sociais, entretenimento, valida instituições e rituais religiosos, comunicação, continuidade e estabelecimento da cultura, representação simbólica e integração da sociedade.

No âmbito social, o ensino da música está relacionado a importância de preservar e fortalecer a comunicação entre as pessoas, bem como minimizar a indisciplina e a violência. A aula de Música precisa ter uma ação significativa e deve estar aberta para um diálogo constante com a realidade sociocultural. É necessário que as habilidades de composição, execução instrumental, apreciação musical, bem como estilos musicais e biografias de compositores e estudo de diversas obras contribuam para perpetuar a tradição do que consiste em ser educado musicalmente.

Teorias de aprendizado multissensorial tem afirmado de que o uso da música na sala de aula contribui para promover o pensamento complexo e fazer conexão entre emoção, pensamento e aprendizagem, pois a música ativa a maioria das áreas do cérebro. Os elementos presentes nas atividades musicais como cantar no coral, tocar um instrumento, participar de aulas de musicalização são os mesmos usados para construir uma rede neural como desafio, inovação, coerência, tempo e reforço. Desta forma é correto afirmar que a música melhora a cognição, é prazerosa e necessária para a vida diária.

De que forma você acredita que o ensino de Música pode contribuir para desenvolvimento integral do aluno? Comente.


Nota: Artigo escrito e postado em Português

Author

Ellen Stencel

Ellen de Albuquerque Boger Stencel é coordenadora do curso de Licenciatura em Música do UNASP campus Engenheiro Coelho, Brasil. Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Música pela Andrews University. Ama ensinar e fazer Música.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *