Photo: Unsplash (Emma Frances Logan Barker)
Photo: Unsplash (Emma Frances Logan Barker)

Professor e o desenvolvimento

A metodologia de Cristo de transformar vidas está presente em seu trabalho educacional?

South American July 7, 2017

Se falar sobre o desenvolvimento de crianças já não é uma tarefa fácil, imagina falar sobre o desenvolvimento de professores. Se como professor você sempre se preocupou com o desenvolvimento de seus alunos, mas, nunca teve tempo de parar para refletir sobre como está o seu desenvolvimento, agora é o momento.

Fatores influentes no desenvolvimento

A maioria das pesquisas científicas, que abordam esta temática, elencam pelo menos quatro fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento humano (Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Maturação Neurofisiológica e Meio). Há aqueles que concordam e os que discordam. Além desses, elencamos o papel do relacionamento com Deus para o desenvolvimento.

Hereditariedade – Corresponde a carga genética que passa de geração em geração. Embora seja algo que não escolhemos, podemos buscar meios de melhorá-la, favorecendo o nosso próprio desenvolvimento e de nossas próximas gerações.

“Se devemos trabalhar sábia e inteligentemente, nossas paixões humanas, nossa

hereditariedade e tendências cultivadas, devem ser trazidas sob o controle de um comandante mais elevado e de maior autoridade do que a habilidade humana.” (WHITE, p.129)

Crescimento Orgânico e Maturação Neurofisiológica – O crescimento orgânico é algo que se relaciona ao desenvolvimento físico, mais relacionado ao desenvolvimento de crianças. Os professores, na maioria das vezes, encontram-se completamente desenvolvidos fisicamente. Já a maturação neurofisiológica, responsável pelos padrões de comportamento que desenvolvemos, pode ocorrer durante toda a nossa vida.

Meio – É um dos grandes fatores do nosso desenvolvimento. Há pesquisas que confirmam que aqueles que têm contato com pessoas estudiosas e esforçadas, têm mais potencial de se desenvolver. Nós, seres humanos, temos uma alta capacidade de adaptação conforme o ambiente que nos rodeia.

Relacionamento com Deus – “Quando a mente de um homem é posta em comunhão com a mente de Deus, o finito com o Infinito, o efeito sobre o corpo, a mente e o espírito vai além do admissível. Em comunhão tal é encontrada a mais alta educação. É o método de desenvolvimento usado por Deus. “Reconcilia-te com Ele”, é a mensagem do Senhor à humanidade.” (WHITE, p.69)

A importância do Desenvolvimento

Todos nós fomos criados para nos desenvolver. Deus, logo após criar a Adão, propôs que nomeasse os animais (Gênesis 2:20). Deus poderia ter feito, porém, o estimulou para iniciar seu desenvolvimento. O Desenvolvimento é um processo contínuo, diário. Quando analisamos o relato da criação (Gênesis 1), vemos que Deus foi criando um pouco de cada vez.

Não importa a idade, temos que continuar nos desenvolvendo. As árvores, mesmo depois de “adultas”, continuam a dar frutos, gerar novos brotos, trocar as folhas, e assim, dar continuidade ao seu desenvolvimento.

O desenvolvimento centra-se em pequenos detalhes, que fazem toda a diferença. “Pela fé, podemos olhar ao porvir, e apegar-nos à promessa de Deus quanto ao desenvolvimento intelectual, unindo as faculdades humanas às divinas, e pondo toda capacidade da alma em direto contato com a Fonte da luz.” (WHITE, p.112)

A modernidade apresenta muitas metodologias para atualização e desenvolvimento do professor. Mas, para o professor cristão, a metodologia mais eficiente e capaz de transformar vidas é a do Mestre dos Mestres: Jesus.  Ninguém motivou e cativou melhor do que Ele. Ele reforçava seu ensinamento através de sua vida. Portanto, tinha autoridade ao transmitir seus ensinamentos. Eis um modelo a ser seguido.

Reflita sobre o seu desenvolvimento como professor. A metodologia de Cristo de transformar vidas está presente em seu trabalho educacional?

Authors

Daiane dos Santos Corrêa Cabanha

Doutoranda em Educação Matemática. Foi professora de Matemática na rede pública de ensino e tutora de cursos de pós graduação do Unasp Virtual. Possui mestrado em Educação Matemática pela UFMS e atualmente é doutoranda em Educação Matemática da Unesp (Rio Claro) com bolsa Capes. Palestrante na área de Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional e Família.

Meibel Guedes

Dra.H.c. Mestre em Educação. Foi professora e  diretora da rede da Educação Adventista, departamental  da União Central Brasileira e União Sul Brasileira do Ministério da Mulher.  Ministério da Criança nas Associações  Paulista leste,  Matogrossense.  Coordenou a Pós Graduação de Aconselhamento e Terapia familiar nas faculdades SPEI e Instituto Adventista Paranaense. Autora de livros e artigos  sobre Educação e família. Palestrante na área de liderança,  família e educação nas instituições da Igreja Adventista do Sétimo Dia e Secretarias de Educação e Ação Social Estaduais e Municipais.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *