Como adquirir o hábito da leitura?

O hábito da leitura faz parte do seu dia a dia, ou você apenas lê por conta de requisitos obrigatórios de estudo ou trabalho? Você já traçou como objetivo terminar um determinado livro, mas nem passou do primeiro capítulo? Pode ser que nem todo mundo tenha facilidade com a leitura, porém, isso não impede ninguém de adquirir uma prática por meio de esforço e dedicação.

O simples ato de ler pode dar retornos muito positivos para a sua vida como:

  • redução do estresse;
  • ampliação do conhecimento geral;
  • estímulo da criatividade;
  • desenvolvimento do senso crítico e de intepretação;
  • aprimoramento da escrita;
  • momentos de relaxamento para o corpo;
  • melhoria no funcionamento do cérebro;
  • aprimoramento da concentração;
  • entre muitos outros.

Pois bem, existem alguns detalhes que podem te ajudar, mesmo em meio a vida corrida de professor, conquistar este hábito e torná-lo prazeroso. Veja algumas dicas:

  • Leia gêneros que você se identifica

É natural pedir indicação de livros para amigos, familiares ou colegas de trabalho, e com isso criar a empolgação de ler a lista infindável de obras recomendadas. Mas, eis que vem a decepção: as sugestões não eram bem as que você esperava.

Entenda que nem todo livro que é popular, que cai no gosto da maioria, pode ser ideal para você. Respeite seu jeito e vá testando com algumas obras até chegar em seu gênero preferido. Analise o que te prende por mais tempo.

Se você já necessita ler livros por “obrigação” acadêmica ou profissional, permita-se escolher o tipo de conteúdo que te faz bem nas horas de lazer.

  • Comece com livros finos

Pode parecer sem sentido, mas se você não está acostumado com este universo, iniciar com livros mais pode fazer diferença. A leitura rápida, que te permite ler em poucos dias, dentro de um gênero que você se identifica, te dá motivação para ler outras obras. Aos poucos, vá acrescentando livros maiores, mais densos.

  • Estipule (pequenas) metas

Normalmente o início de um novo ano vem acompanhado de metas. E tem muita gente que traça objetivos muito complexos. Isso não tem nada que ver com ser capaz ou não de cumprir, e sim com automotivação. Ao definir metas alcançáveis dentro da sua realidade, a chance de desistir delas é menor.

A ideia não é sistematizar rigidamente um hábito que vira um hobby, porém, esta atitude pode dar um norte. Tudo é questão de equilíbrio.

  • Não se identificou com o enredo? Pare de ler!

Para alguns, desapegar de um livro no meio da história pode ser um tanto desafiador. Se for como eu, você sabe que sua cabeça não vai aceitar deixar tarefas inacabadas. Não leve isso à frente. Forçar a continuar focado em uma obra que não te interessa apenas faz com que você postergue a conclusão e perca o ritmo da leitura. Busque outras alternativas.

  • Sempre tenha um livro à disposição, em qualquer lugar ou situação

Vai ao médico? Leve um livro. Vai ao banco? Leve um livro. Vai resolver qualquer coisa? Leve um livro. Em qualquer situação podem aparecer brechas para apreciar uma leitura. É sempre um bom momento para colocar o conteúdo em dia e também substituir o celular nas horas de espera.

  • Tenha frequência

Todo hábito é criado com prática e frequência. Na leitura não é diferente. Separe momentos diários para ler. Pode ser aquela meia hora antes de dormir ou aquela pausa no horário de almoço. Faça deste tempo, o seu momento de relaxar.

  • Encontre alternativas para economizar

Um dos fatores desmotivadores para o incentivo da leitura deve-se à questão financeira. Manter um gosto por livros pode pesar no bolso, porém isso não precisa ser motivo de desistência. Algumas alternativas para driblar este problema seriam: pegue livros emprestados na biblioteca da escola ou em bibliotecas públicas; compre livros em sebos; baixe livros em PDF no celular ou tablet (tem uma infinidade deles disponíveis na internet) ou divida a compra com um amigo e troquem os livros entre vocês.

Encare a leitura como uma aliada, um momento prazeroso em sua vida. Afinal, com ela temos apenas ganhos. Se você já tem o caminho guiado de como fazer, se tem incentivo e motivos de sobra para iniciar, porque não tentar?

Quais são suas motivações para adquirir o hábito da leitura? Existe alguma coisa que te bloqueia pra isso?

 

Author

Jessica Guidolin

Jéssica Guidolin é pós-graduada em Marketing Digital e Redes Sociais e pós-graduada em Marketing. É jornalista e há sete anos serve a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Já atuou em diferentes sedes administrativas e atualmente é assessora de comunicação na União Sul Brasileira da Igreja Adventista com Sede em Curitiba, Paraná - Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *