5 Dicas para se relacionar com os pais

É muito importante que os professores e pais se relacionem da melhor maneira possível com diálogo e harmonia.

South American January 26, 2022

Como professores, cada ano que passa guardamos lembranças de uma turma que conquistou nosso coração. Memórias das histórias de cada um deles, dos momentos tristes e felizes que passamos juntos. Porém, existem outras pessoas que também ficam gravadas em nossa memória, que são os pais ou responsáveis pelos nossos alunos. E sinceramente muitas vezes dão mais trabalho do que os próprios alunos.

Ao longo da minha caminhada como professora pude perceber que a relação entre pais e professores deve ser clara, respeitosa e mais do que isso, uma parceria onde haja comunicação, paciência e empatia.

Veja 5 dicas para que esta relação de confiança seja estabelecida:

  1. Companheirismo entre professor e pais. Os pais têm muita curiosidade de saber como é a interação e vida escolar dos seus filhos, sabendo disso sempre que tiver oportunidade relate um pouco da vivência do aluno. Hoje, no mundo tecnológico que vivemos, isso pode ocorrer através de fotos das atividades, recadinhos em lista de transmissão ou via agenda.
  2. Comunicação assertiva entre professores e pais. Recorra aos pais antes que eles recorram sobre você na coordenação/orientação. Se percebemos que teve algum desentendimento, falta de atenção ou má interpretação do aluno, é importante comunicar os responsáveis e deixar claro o que está acontecendo. Muitas vezes o aluno chega contando uma versão inadequada da história aos seus pais, que acabam formando um pré-julgamento da situação.
  3. Demonstração de afeto para com o aluno. Crie vínculos com seus alunos e demonstre afeto por eles. Todos os pais gostam de saber que seus filhos são bem tratados. Quando você tem pequenas atitudes de carinho pelos alunos, os pais normalmente se sentem estimulados em retribuir e, muitas vezes, a inimizade ou preconceito acaba se revertendo em uma grande amizade e respeito mútuo.
  4. Empatia para com os alunos e pais. Seja empático com os alunos e seus familiares. Todos nós passamos por momentos, situações e fases difíceis de enfrentar. Muitas vezes não conhecemos intimamente o que aquela família está passando, fazendo com que o aluno se atrase, não faça a lição de casa ou não consiga prestar atenção nas aulas. Por isso, tenha uma boa comunicação com os pais e responsáveis e crie alguns combinados entre vocês para que o dia a dia seja mais prazeroso.
  5. Convívio entre professores e pais. Convidar os pais para participarem de eventos, reuniões, debates e exposições também é fundamental. Com essa estratégia, os pais e responsáveis passam a conhecer e frequentar o ambiente escolar e conviver um pouquinho com as atividades ali desenvolvidas. Criando, assim, motivação para os alunos cumprirem as atividades com excelência e vínculo entre professores, pais e escola.

A família, sem dúvida, tem papel fundamental na construção do caráter e da personalidade de um indivíduo, afinal é no meio dela que as crianças desenvolvem noções de afeto e de solidariedade. No entanto, a família não está só nessa missão. A escola também tem destaque no processo de aprendizagem de seus alunos, proporcionando conhecimento, convivência em coletividade, estimulando, assim, respeito ao outro. Por esse motivo é tão importante que os professores e pais se relacionem da melhor maneira possível com diálogo e harmonia, pois assim todos saem ganhando.

Author

Mayra Almeida

Mayra é professora do 4º ano da Escola Adventista de Assis, no Brasil. Trabalha na rede Adventista há 10 anos. Atua também como psicóloga de crianças e adolescentes utilizando a abordagem Cognitiva Comportamental. Tem pós-graduação em Neuroaprendizagem e Arte, Educação e Terapia.

    1 comments

  • | January 14, 2022 at 10:30 pm

    Muy rico el artículo. Muchísimo para aprovechar. Gracias por el nivel y calidad del escrito.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *