Projeto sobre Coleta Seletiva

“No princípio, a Terra era sem forma e vazia e Deus pairava sobre as águas”. Esse é o início do relato da criação. Deus, um artista completo, desejou, planejou e desenhou cada detalhe da Semana da Criação.

Temos uma pálida visão do resultado dessa semana. Toda a natureza com sua beleza radiante proclamava glória do Criador. O meio ambiente em seu gênesis certamente era deslumbrante.

Hoje em mundo corrompido, degradado e poluído ainda contemplamos belezas naturais extraordinárias. E o que podemos fazer para protegê-lo?

Pensando nessa problematização levamos os alunos a questionarem, pesquisarem e encontrarem soluções práticas para a manutenção e equilíbrio ambiental.

A coleta seletiva foi o tema proposto para a turma. Em parceria com a empresa Arcelor Mittal os alunos tiveram a oportunidade se serem protagonistas realizando atividades práticas em como melhor cuidar do meio ambiente. A empresa forneceu os materiais para a dinâmica do trabalho.

Para a condução do projeto seguimos os seguintes passos:

1) Os alunos aprenderam quanto tempo alguns materiais demoram para sua decomposição;

2) Foi lançado um desafio para os alunos pesquisarem sobre a coleta seletiva;

3) Após a pesquisa cada aluno contribuiu com seu aprendizado;

4) Com materiais cedidos pela empresa Arcelor Mittal os alunos aprenderam mais sobre o tema e ensinaram outras crianças sobre como separar o lixo e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Mesmo pequeninos, os alunos entenderam que todos precisamos nos unir para cuidar e preservar do meio ambiente. Como educadores, o que podemos fazer para que os nossos alunos desenvolvam o amor por cuidar do meio ambiente?

Author

Gleice Ross

Atua como professora no Colégio Adventista de Juiz de Fora, Brasil, há 21 anos. Atualmente é professora do 1⁰ ano do Ensino Fundamental. Graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduada em História do Brasil, em Gestão Educacional, em Psicopedagogia, em Gestão, Coordenação e Orientação Escolar, em Neuropsicopedagogia onde atende crianças, em consultório e estudante de Psicologia.

    1 comments

  • | July 13, 2022 at 4:31 pm

    Excelente!!! Parabéns!! Tudo funciona melhor através da Educação.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *