Liderança Alinhada com os Ensinos de Cristo

South American February 8, 2023

O conceito de líder como servo iniciou bem antes dos tempos modernos, quando Jesus Cristo confrontou a abordagem de liderança predominante de sua época, baseada em poder e autoridade:

Então Jesus os chamou e explicou: “Vocês sabem que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem poder sobre as nações. Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser líder entre vós será esse o que deva servir os demais. E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso servo. Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos.” Mateus 20: 25-28 (Versão King James Atualizada).

Essa radical visão sobre liderança foi ignorada por um largo tempo até ser introduzida novamente por Greenleaf (1991) e estabelecida em 1977, com a publicação do livro Liderança Servidora, embora o termo já tivesse sido proposto pelo mesmo autor em uma apresentação feita em 1970 chamada Servant-Leadership (Spears, 2005).

Expoentes da literatura contemporânea sobre liderança, tais como Lary Spears, Peter Senger, Stephen Covey, James M. Kouzes, Barry Z. Posner, Jim Laub, Ken Blanchard e outros, atestam que, desde o final do século passado, começamos a perceber que os modos tradicionais de liderança, hierárquicos e autocráticos, paulatinamente vão cedendo espaço para um novo modelo, baseado no trabalho em equipe, na reciprocidade, na transparência e basicamente no cuidado. Um modelo que está voltado a compreender não só a ação eficaz, mas, a ação voltada para a felicidade e bem-estar dos indivíduos. Um modelo em que o líder entende que seu papel principal é criar as melhores condições de trabalho, promovendo a integração de ideias, a cooperação, a interdependência, a responsabilidade mútua pelo sucesso e a comunicação aberta entre todos dentro da organização.

Os modelos convencionais de liderança focalizam essencialmente os aspectos relacionados com o comportamento e a personalidade dos líderes como fatores determinantes de sucesso na liderança, mas deixam de explorar mais profundamente o lado dos líderes e seus seguidores como pessoas humanas, com seus valores pessoais, necessidades íntimas e motivos interiores, que, em última instância, determinam quem e o que as pessoas realmente são. Nesse contexto, a Teoria da Liderança Servidora apresenta-se como uma resposta a essa lacuna, enfatizando que a própria essência da liderança é o desenvolvimento das pessoas e sua realização pessoal, cujo crescimento e bem-estar são o objetivo último da liderança. Assim, ser líder significa ser uma pessoa a serviço de outras, tendo como satisfação pessoal a satisfação dos companheiros, vendo no crescimento e progresso dos seus seguidores o seu próprio progresso e crescimento, e, no bem-estar de cada um, o seu próprio bem-estar. É assim que o líder com a visão de servir cresce: fazendo os outros crescerem. As pessoas não se lembram de nós por aquilo que fazemos por nós mesmos. Elas se lembram de nós pelo que fazemos por elas e para elas.

Este artigo é uma introdução a uma série de artigos sobre liderança cristã que serão publicados nas próximas quartas-feiras.

REFERÊNCIAS:

Blanchard, K. (2018). What is Servant Leadership? In K. Blanchard & R. Broadwell (Eds.), Servant Leadership in Action: How You Can Achieve Great Relationship and Results (pp. 07-13). Berrett-Koehler Publishers.

Covey, S. R. (2005). O 8o Hábito: Da Eficácia a Grandeza. Rio de janeiro: Campus.

Greenleaf, RK (1991). Servant Leadership: A journey into the nature of legitimate power greatness. Paulist

Kouzes, J. M & Posner, B. Z. (2008). O Novo Desafio da Liderança. (2ª Ed.). Rio de Janeiro, RJ: Campus.

Kouzes, J. M. & Posner, B. Z. (2007). Líder Mestre.  Rio de Janeiro, RJ: Campus.

Laub, J. (2017). 40 Days Toward a Servant Leader Mindset. Printed in the United States of America.

Senge, P. M. (1994). A Quinta Disciplina: A Arte e a Prática da Organização que Aprende. 21a Edição. Rio de Janeiro: Best Seller

Spears, L. C. (1994). O Líder-Servo: Rumo a uma Nova Era de Dedicação e Amor ao Próximo. Em Renesch, J (Editor). Liderança para uma Nova Era– Estratégias Visionárias para a Maior das Crises do Nosso Tempo. (pp 209-220). (9ª Ed.). São Paulo, SP: Cultrix.

Author

Antonio Marcos Alves

Alves holds degrees in accounting and pedagogy, as well as business administration and marketing. He obtained his master’s and doctorate in leadership from Andrews University, USA. Alves has been working in Adventist education since 1993 and is currently the director of Adventist education for the South American Division.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *