Liderança servidora e a valorização das pessoas

Sustainable Leadership February 22, 2023

Os avanços mais emocionantes do século 21 não ocorrerão por causa da tecnologia, mas por causa de um conceito em expansão do que significa ser humano (Naisbitt, 1982).

Essa perspectiva é amplamente defendida pela Teoria da Liderança Servidora, uma abordagem e prática de liderança que coloca o bem-estar dos liderados, seu crescimento e desenvolvimento acima dos interesses do líder. A Liderança Servidora promove seis disciplinas fundamentais capazes de formar uma mentalidade servidora e um conjunto consistente de comportamentos. São eles: valorização e o desenvolvimento das pessoas, construção de comunidade, demonstração de autenticidade, provisão de liderança e liderança compartilhada. A cada quarta-feira discutiremos uma dessas seis disciplinas fundamentais.

Estudos atuais sobre liderança e saúde organizacional, mostram que organizações saudáveis colocam as necessidades e o desenvolvimento dos colaboradores em primeiro lugar. Essas práticas de liderança criam uma enorme vantagem competitiva, um poderoso clima organizacional e através disso ganha uma força e poder incríveis em toda a organização, o que resulta em altos níveis de performance e grandes resultados.

Valorização de pessoas

Os reconhecidos autores Kouzes & Posner (2008) afirmam que as pessoas não se lembram de nós por aquilo que fazemos por nós mesmos. Elas se lembram de nós pelo que fazemos por elas e para elas. Líderes exemplares se interessam mais pelo sucesso alheio do que pelos seus próprios. Suas maiores realizações são os triunfos das pessoas a quem eles servem.

Organizações saudáveis têm uma visão diferente das pessoas. As pessoas devem ser valorizadas e desenvolvidas, e não usadas para os interesses do líder. As pessoas parecem ter uma capacidade inata para saber se são ou não valorizadas e se possuem a confiança dos seus líderes. Os líderes eficazes aceitam o valor das pessoas antes de tudo. Dão aos outros o dom da confiança sem esperar que antes tenham de ganhá-lo. Ao trabalhar com as pessoas nas organizações, os líderes servirão demonstrando a qualidade e o valor das pessoas. As pessoas de uma organização saudável colocam os outros antes de si mesmos. Elas focam nas necessidades dos outros e como satisfazê-las. Eles trabalham visualizando o potencial das pessoas, olhando ao mesmo tempo além do exterior imediato com o objetivo de encontrar o verdadeiro valor nos outros. Quando os líderes escutam verdadeiramente os outros, eles os ouvirão sem fazerem pré-julgamento. Eles ouvem para aprender. Eles ouvem porque sabem que é uma das melhores maneiras de mostrar que valorizam outros.

O famoso conferencista Steffan Covey, enfatiza que a incapacidade dos gerentes e organizações de inspirar seu pessoal a oferecer voluntariamente seus maiores talentos e contribuições decorre do fato de que as pessoas fazem escolhas. Ele afirma que consciente ou inconscientemente, as pessoas decidem o quanto de si mesmas dedicarão ao trabalho de acordo com a forma como são tratadas e as oportunidades de usar todas as quatro partes de sua natureza. Assim Covey atesta que somente alguém que é respeitado, valorizado como uma pessoa integral no ambiente de trabalho – aquele que recebe pagamento justo, é bem tratado, é  motivado à criatividade e tem oportunidades de atender necessidades humanas, estão dispostos a engajar-se nos três níveis superiores das escolhas humanas: cooperação animada, dedicação profunda e empolgação criativa.

De diversas formas o líder pode demonstrar o valor que as pessoas possuem para a organização. É fundamental acreditar nas pessoas, confirmar os bons resultados e reforçar o desempenho positivo. Trata-se de criar um ambiente no qual as contribuições de cada um sejam notadas e apreciadas. É mais fácil mostrar grandes resultados quando se tem por perto pessoas capazes de apreciar a aplaudir. Nesta perspectiva, o reconhecimento verbal, na presença dos colegas, prêmios visíveis, como certificados, placas e outros brindes tangíveis, são de fato poderosos e praticamente ilimitados em sua aplicação. Devem ser específicos e concedidos em estreita ligação com o comportamento que o gerou.

Nas próximas semanas apresentaremos as outras cinco disciplinas fundamentais.

Ver os outros artigos da série:

  1. Liderança Alinhada com os Ensinos de Cristo
  2. Pilares da liderança servidora

Referências:

Covey, S. R. (2005). O 8o Hábito: Da Eficácia a Grandeza. Rio de janeiro: Campus.

Kouzes, J. M & Posner, B. Z. (2008). O Novo Desafio da Liderança. (2ª Ed.). Rio de Janeiro, RJ: Campus.

Author

Antonio Marcos Alves

Alves holds degrees in accounting and pedagogy, as well as business administration and marketing. He obtained his master’s and doctorate in leadership from Andrews University, USA. Alves has been working in Adventist education since 1993 and is currently the director of Adventist education for the South American Division.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *