Liderança servidora e a construção de comunidade

Uncategorized March 8, 2023

Trabalho em equipe é um dos maiores desafios das organizações ao redor do mundo. Organizações com mindset servidor entendem que somos o que somos, quando somos todos nós juntos. Organizações saudáveis têm uma maneira diferente de ver como as pessoas trabalham juntas. Elas resistem a tendência do tipo “cumpra com sua obrigação” e se preocupam com os relacionamentos das pessoas que realizam o trabalho. Os líderes sabem que as pessoas são mais impactadas pela qualidade das relações que pela realização das tarefas. Por isso, eles trabalham com a intenção de construir uma comunidade que trabalha junto e aprende a servir mutuamente no processo. Liderança sempre começa com o indivíduo, mas é cumprida dentro da comunidade.

Portanto, neste artigo discutiremos a terceira disciplina fundamental da Liderança Servidora, a construção de comunidade.

Laub (2017), apresenta três cruciais orientações para construir o senso de comunidade dentro da organização:

  1. Construindo relacionamentos: Líderes e trabalhadores necessitam tempo e espaço para estar juntos, para compartilhar, para ouvir, para refletir. Eles precisam conhecer uns aos outros. As organizações saudáveis não encorajam sucessos solitários, mas, realizações em equipe. Em vez disso, encorajam o florescimento de amizades.
  2. Trabalhando colaborativamente: Organizações saudáveis não permitem que a competição natural entre pessoas caracterize a atmosfera do grupo. Elas não querem que alguns “ganhem” às expensas da Equipe. Os líderes trabalham junto com os outros para exemplificar a parceria dinâmica do trabalho colaborativo.
  3. Valorizando diferenças: Os líderes respeitam e celebram as diferenças de etnia, de gênero, de idade e de cultura. São conscientes de seus próprios preconceitos e vieses. Eles os enfrentam com tamanho ímpeto que nenhum indivíduo ou grupo se sentirá desvalorizado ou separado da equipe. Líderes servidores ensinam que bom relacionamento é a capacidade de lidar sabiamente com as diferenças que existem entre as pessoas.

Vivemos em um universo em que os relacionamentos são primordiais. Nada existe independentemente dos relacionamentos que os mantém. Nenhum de nós existe independentemente das nossas relações com os outros. O poder nas organizações é a capacidade gerada pelos relacionamentos. Wheatley (2006, p. 60) afirma que: “O mundo quântico demoliu o conceito de que somos indivíduos separados. Na vasta teia da vida, um número cada vez maior de relações espera por nós”. O processo de criar e manter um senso comunitário na organização leva as pessoas a sentirem-se pertencentes a algo maior do que elas mesmas, à medida que os líderes se valem de toda oportunidade para reafirmar o compromisso e confirmar que todos estão juntos por um propósito comum, e que agem a serviço desse propósito.

Por aprendermos, desde muito cedo, a desmembrar os problemas e a fragmentar o mundo, não conseguimos mais perceber as consequências das nossas ações e perdemos a noção intrínseca de conexão com o todo. Assim, vivemos a ilusão de que o mundo é feito de forças separadas, sem relação entre si. Senge (2006, p. 37) afirma: “Quando desistirmos dessa ilusão, poderemos construir as “organizações que aprendem”, organizações nas quais as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde se estimulam padrões de pensamento novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.”

Eu aprendi que grandes coisas são possíveis quando aumentamos a participação. Quero sempre contar com a presença de cada vez mais pessoas, das mais diversas funções e lugares. Sempre me surpreendo com aquilo que as pessoas são capazes de criar quando exploram as teias de relação e de cuidado que as ligam.

Continuaremos nas próximas semanas com as outras três disciplinas fundamentais da Liderança Servidora.

Ver os outros artigos da série:

  1. Liderança Alinhada com os Ensinos de Cristo
  2. Pilares da liderança servidora
  3. Valorização das pessoas
  4. Desenvolvimento das pessoas

Laub, J. (2017). 40 Days Toward a Servant Leader Mindset. Printed in the United States of America.

Senge, P. M. (2006). A Quinta Disciplina: A Arte e a Prática da Organização que Aprende. 21a Edição. Rio de Janeiro: Best Seller

Wheatley, MJ (2006). Liderança e a Nova Ciência: Descobrindo ordem num mundo caótico (Nova edição totalmente revista e ampliada). Cultrix.

Author

Antonio Marcos Alves

Alves holds degrees in accounting and pedagogy, as well as business administration and marketing. He obtained his master’s and doctorate in leadership from Andrews University, USA. Alves has been working in Adventist education since 1993 and is currently the director of Adventist education for the South American Division.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *