Liderança servidora e o desenvolvimento de pessoas

Sustainable Leadership March 1, 2023

Como mencionamos semana passada, a Liderança Servidora promove seis disciplinas fundamentais capazes de formar uma mentalidade servidora e um conjunto consistente de comportamentos. Na semana passada discutimos sobre a valorização e esta semana falaremos sobre o desenvolvimento das pessoas.

Antes de se tornar um líder, o sucesso resulta do seu autodesenvolvimento. Quando você se torna um líder, o sucesso resulta do desenvolvimento de outras pessoas.

Organizações com mentalidade servidora têm uma visão diferente do potencial das pessoas. Líderes servidores veem como sendo sua responsabilidade ajudar outros a crescerem em direção ao pleno potencial como servos e líderes. Portanto eles procuram criar um ambiente de aprendizado dinâmico que encoraja crescimento e desenvolvimento. Os erros dos outros são vistos como oportunidades para o aprendizado. Os líderes acreditam que as pessoas têm tanto valor presente como potencial futuro. Eles assumem a responsabilidade de ajudar as pessoas a perceberem seu potencial.

Em um ambiente onde impera uma mentalidade servidora de liderança, os líderes escolhem conduzir seus colaboradores em uma jornada de mudança, prosperidade integral e crescimento contínuos. Para Marinho (2006) ser líder significa ser uma pessoa a serviço de outras, tendo como satisfação pessoal a satisfação dos companheiros, vendo no crescimento e progresso dos seus seguidores o seu próprio progresso e crescimento. Nessa perspectiva, embora pareça estranho diante dos tradicionais conceitos de liderança que priorizam o proveito pessoal, o crescimento de um grupo de liderados resulta inevitavelmente no crescimento de seu líder. Um líder com a visão de servir cresce: fazendo os outros crescerem.

Destacamos três caminhos, presentes na literatura atual sobre liderança servidora, que podem promover uma cultura de desenvolvimento de pessoas:

  1. Oportunizar o aprendizado – Organizações saudáveis desenvolvem uma mentalidade de aprendizado. Organizações que aprendem, entendem os erros como parte da vida e do trabalho. Então, buscam aprender a partir dos erros, os seus próprios e os erros dos outros e, assim, oferecem às pessoas oportunidades para novo aprendizado. Eles oferecem uma atmosfera onde os erros podem levar a novas percepções. Os líderes se unem aos liderados no aprendizado e nunca estão satisfeitos com o status quo. Organizações saudáveis tem lideranças que oferecem chances para os colaboradores aprenderem novas coisas, para desenvolverem novas habilidades, para planejar seu próprio crescimento a fim de que se tornem aprendizes ao longo da vida e não se satisfaçam em permanecer onde estão. Líderes servidores estão dispostos a impulsionar os trabalhadores para a melhoria contínua e entendem que crescimento e desenvolvimento pessoal ocorrem dentro de um desafio equilibrado e um ambiente de suporte. O trabalho do líder servidor é prover um desafio e suporte na medida certa para os trabalhadores, para vê-los crescer, se desenvolver e alcançar sucesso.
  2. Modelar o comportamento – Os líderes não falam aos seguidores o que fazer. Eles lhes dão o exemplo e agem com eles. Eles os ajudam a desenvolver-se, trabalhando ao lado deles para que aprendam deles e com eles. Os líderes servidores modelam o comportamento que esperam e veem isso como um ponto central para desenvolver colaboradores e construir os valores defendidos por sua organização.
  3. Construir através da afirmação – Organizações saudáveis encorajam, honram, aceitam e constroem os trabalhadores. Elas conquistam os outros fazendo o que é certo. Os líderes reconhecem as realizações das pessoas. Líderes devem saber que todas as pessoas precisam de palavras de encorajamento e afirmação. Sem elas as pessoas não sabem se estão fazendo um bom trabalho e se o seu trabalho está sendo apreciado. Líderes devem ser específicos em seu encorajamento. Eles reconhecem que através das palavras de encorajamento, servem às necessidades, além de validar o trabalho e a presença dos colaboradores. Todos crescem em um ambiente de apreciação e encorajamento.

Na próxima semana continuaremos a discussão sobre liderança servidoras com o foco na terceira disciplina fundamental, a construção de comunidade.

Ver os outros artigos da série:

  1. Liderança Alinhada com os Ensinos de Cristo
  2. Pilares da liderança servidora
  3. Valorização das pessoas

Marinho, RM (2006). Liderança em Teoria e Prática. Em JF de Oliveira & RM Marinho (Eds.), Liderança: Uma Questão de Competência (pp. 09-22). Editora Saraiva.

Author

Antonio Marcos Alves

Alves holds degrees in accounting and pedagogy, as well as business administration and marketing. He obtained his master’s and doctorate in leadership from Andrews University, USA. Alves has been working in Adventist education since 1993 and is currently the director of Adventist education for the South American Division.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *