Liderança Servidora e a provisão

Sustainable Leadership March 22, 2023

A nova ontologia da liderança quebra a ideia tradicional de líder, liderado e metas e propõe direção, alinhamento e compromisso. Liderar é ter destino certo, se você e seus liderados não sabem para onde vão, sua liderança não fará nenhuma diferença. Líderes servidores marcam o rumo certo; onde a organização deve chegar; decidem sobre o que deve ser feito; e por fim, o que podem fazer juntos para que se cumpra a missão na qual estão envolvidos. As pessoas olham para seus líderes em busca de visão e direção. Para um barco sem direção nenhum vento é favorável.

Organizações saudáveis proporcionam liderança para o bem dos liderados. A liderança é descrita como iniciativa, influência e impacto. Os líderes não negligenciam tomar a ação apropriada. Na realidade eles têm um viés de ação. Essa tomada de iniciativa não é impulsionada pela ambição pessoal, mas pelo chamado para servir à mais elevada necessidade dos outros.

Laub (2017), sumariza três orientações para líderes que almejam destacar-se como promotores de uma visão orientada para o futuro e para as pessoas:

  1. Vislumbrar o futuro: Organizações saudáveis são orientadas para o futuro. Elas olham para frente vislumbrando o que poderia e deveria ser. Os líderes reconhecem que eles servem em parceria com outros líderes de toda a organização que também estão olhando para o futuro. A organização partilha a visão deles abertamente com o objetivo de criar uma visão nova e compartilhada com os outros.
  2. Tomar a iniciativa: O líder toma a iniciativa. Ele não se resguarda para evitar cometer erros. Os líderes se expõem para servir aos outros e servir a missão adotada em pleno acordo na organização.
  3. Clarificar as metas: Organizações saudáveis têm a clareza de onde pretendem ir. Os líderes utilizam comunicação clara e aberta para indicar a direção que o grupo se comprometeu perseguir. O líder encoraja responsabilidade em relação às metas estabelecidas, para si mesmos e para os outros.

Liderar começa com uma visão, uma imagem mental de um futuro melhor. Como líderes criamos o futuro, pois primeiro o enxergamos através dos olhos da mente. É um exercício de esperança, fé e possibilidade. Então, uma vez que a visão é concebida, nós podemos agir. Para agir é preciso liderar com coragem, mas não devemos agir sozinhos. O desafio é criar uma comunidade em torno da visão e mobilizar os colaboradores a se engajarem com a visão, a fim de torná-la uma realidade. Esse processo nos conduz para mudanças, o alvo e conquista da liderança. Líderes servidores veem o futuro através das lentes da visão de criar um futuro melhor para outros. Líderes servos não estão dispostos a sacrificar os outros no altar da sua visão pessoal. As pessoas não são um meio para um fim. Elas não estão para serem usadas para alcançar os desejos dos líderes. O desafio da liderança não é apenas levar as pessoas a fazerem o trabalho, a completar as tarefas, mas a enxergarem possibilidades dentro de uma nova visão e constatarem como a vida pode ser diferente e como a esperança pode energizar-nos e nos mover na direção das mudanças desejáveis. Líderes servidores promovem liderança pela imaginação de um futuro melhor para aqueles que eles lideram e servem.

*Este artigo é o sétimo artigo de uma série sobre Liderança Servidora. Ver os artigos anteriores da série:

  1. Liderança Alinhada com os Ensinos de Cristo
  2. Pilares da liderança servidora
  3. Valorização das pessoas
  4. Desenvolvimento das pessoas
  5. Construção de comunidade
  6. Liderança servidora e a demonstração de autenticidade

Laub, J. (2017). 40 Days Toward a Servant Leader Mindset. Printed in the United States of America.

Author

Antonio Marcos Alves

Alves holds degrees in accounting and pedagogy, as well as business administration and marketing. He obtained his master’s and doctorate in leadership from Andrews University, USA. Alves has been working in Adventist education since 1993 and is currently the director of Adventist education for the South American Division.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *