Benefícios da musicalização e o desenvolvimento infantil

Best Practices April 5, 2023

Nos primeiros 12 ou 16 meses de vida um bebê aprende praticamente as coisas mais importantes para o seu desenvolvimento, como andar e falar. E é exatamente nesta fase que muitas pessoas questionam se é muito cedo para começar a musicalização.  Assim, é importante estimular a criança o quanto antes com a musicalização, afinal a construção do conhecimento adquirido nesta idade pode não acontecer em outra etapa da vida.

Ainda na barriga da mãe o bebê já está em contato com a música através do ritmo do coração dela, dos sons que ouve lá dentro, sem contar das vozes que conversam com ele. Seu primeiro contato com o mundo é através da percepção, da mistura entre sons e silêncios.

Segundo Ilari (2002), antes mesmo de nascerem, os bebês já são ouvintes sofisticados e competentes. “[…] eles estão atentos à música que escutam bem mais do que todos nós julgávamos ser possível. Em outras palavras: os bebês também entendem de música”.  Gordon (2008) complementa dizendo que o estímulo musical deve ser precoce, pois, antes dos dezoito meses, o bebê tende a escutar a música e a fala de forma mais atenta. Nessa fase, sua atenção focal e investigativa é mais aguçada.

A questão é que até os dois anos os bebês conseguem facilmente identificar as diferenças sonoras, contudo escolhem apenas as que mais lhes agradam. (MIÃO, 2016) Sendo assim, a educação musical nessa faixa etária deve enfatizar a estimulação da criança criando experiências musicais plenas e prazerosas. (PARIZZI, 2006) Afinal, citando PELLANDA, 2004 “Sem encantamento não há conhecimento”.

Vamos listar alguns benefícios de uma criança que foi exposta ainda quando bebê à musicalização, além dos aspectos musicais:

  1. Estímulo da fala e aumento do vocabulário
  2. Desenvolvimento motor e controle do corpo
  3. Desenvolvimento socioafetivo
  4. Capacidade de foco e atenção
  5. Estímulo da memória
  6. Regulação do humor, nomeação e identificação das emoções
  7. Estimula os dois hemisférios do cérebro
  8. Explora a criatividade e a imaginação
  9. Desenvolve a sensibilidade
  10. Aguça a percepção

Uma coisa é certa, a música ensina, educa, transforma e inspira. Além de proporcionar momentos prazerosos contribui significativamente para o desenvolvimento global dos pequenos. Quanto maior e mais cedo for o contato que a criança tiver com essa arte, maior serão os seus benefícios. A música pode ser um instrumento valioso, de descoberta, criação, interpretação, invenção e reinvenção do mundo no qual estão inseridos.

Author

Talita Bianchini

Talita tem uma trajetória presente na música desde cedo. Cantora, musicista, pianista e educadora musical, participou da Turminha Legal por 9 anos, grupo que trouxe inúmeras inovações e transformações para a música gospel infantil. Formada em Psicologia e Música, com pós graduação em Neuropsicopedagogia e Educação Musical, atua como professora de canto coral e musicalização desde 2003. Atualmente é professora no Centro Universitário Adventista de São Paulo -UNASP, Brasil. Juntamente com a professora Maressa Manfre iniciou o projeto Fabricando Música que desenvolve conteúdo de Educação Musical para professores, pais e alunos. Ainda no meio artístico trabalha com produções musicais e teatrais.

    1 comments

  • | July 26, 2023 at 2:47 pm

    Thanks for this post. It is never too early to enhance our children’s life through music.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *