50 anos do curso de Pedagogia

Professional Development May 3, 2023

A pedagogia me realiza profissionalmente. E essa é uma dimensão importante da vida: olhar para trás e ver que foi uma das minhas melhores escolhas, ser quem sou: pedagoga. Eu faria tudo outra vez.  Mudou a minha trajetória de vida porque a Educação transforma nossa forma de ver o mundo, as pessoas e a nós mesmos. 

Antes da pedagogia eu reproduzia ideias, preconceitos, ideologias etc. Fazia o que tinha que fazer, era ingênua e facilmente moldada, formatada pelas circunstâncias. Com a pedagogia eu pude olhar além, analisar, avaliar, repensar, refletir, ressignificar, praticar. Ela ampliou os meus horizontes, me fez alcançar objetivos de vida. A pedagogia ensina que a vida de um educador é marcada por desafios e constantes aprendizados e que são eles que nos fazem crescer e amar essa causa nobre que é a Educação. 

Sou muito grata à Pedagogia. Atualmente atuo como coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus São Paulo, Brasil. Em 2023 o curso completa 50 anos formando novos profissionais na área de educação. Desses 50 anos, vivi intensamente os 10 anos mais profícuos da minha vida profissional como docente desse curso. É um grande privilégio fazer parte e compartilhar esta história. 

A história do curso de Pedagogia é linda, porque nela vemos a mão de Deus conduzindo tudo e vemos a força que a Educação tem: ela redefine trajetórias, transforma vidas. Ela nos aproxima, humaniza, desperta, nos ensina o valor do afeto, do respeito, do caráter, do amor. São 50 anos de uma pedagogia que forma pessoas e as espalha pelo mundo para fazerem a diferença onde estão.

Assim, em 2023 comemoramos essa marca. Tivemos um feedback muito positivo dos participantes. O evento foi memorável e muito significativo para todos. Nos aqueceu o coração relembrar a nossa história, o legado dos nossos pioneiros que tanto nos inspiram e motivam. Foi um evento que nos uniu enquanto educadores, que nos traz um sentimento de pertencimento, de valorização. Que nos fez repensar o presente e acreditar que Educação e Esperança caminham juntas. Estamos na direção de um mesmo ideal: educar e salvar. 

Veja como foi essa comemoração dos 50 anos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo,  Brasil

Como educadores, independente de onde atuamos, nossa origem nos aponta a razão de ser e existirmos. Somos Pedagogia Adventista. Nossa identidade revela quem somos: professores comprometidos com a formação integral dos nossos alunos e que anunciam a Jesus por meio da natureza e de Sua Palavra.

Author

Dayse Karoline Sousa Silva de Carvalho

Mestre em Educação: Psicologia da Educação. Especialização em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia. Coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *