Novo Ensino Médio e a Aprendizagem na Prática

Teaching June 1, 2023

A aprendizagem deve estimular no educando, um perfil protagonista, onde o objetivo é fazer o aluno solucionar problemas na prática, e vivenciar situações que desenvolvam habilidades para possíveis desafios reais. Como educadores precisamos entender que a sala de aula é um ambiente de discussão, experiências e descobertas.

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Com isso, a sala de aula precisou deixar seu ambiente tradicional de aprendizagem, baseado no aluno bancário, para tornar o espaço educacional uma extensão de pesquisa. A prática docente precisa atender as necessidades do alunado, em relação ao desenvolvimento das habilidades e competências exigidas no processo de escolarização. Para FREIRE (1996), a teoria sem a prática e vice-versa, vira uma falácia. Porém, a junção, torna-se uma ação transformadora da realidade.

Na prática

Para estimular a mudança na prática docente e evidenciar a relevância desta metodologia para o desenvolvimento das habilidades e competências, foi realizada uma aula experimental na disciplina de Aprofundamento em Física, do Itinerário Formativo, no Ensino Médio. A aula aconteceu no laboratório móvel da Instituição Adventista.

O assunto trabalhado foi Método Científico, onde trouxemos um problema para os alunos solucionarem. A pergunta foi: – Por que, quando jogamos água oxigenada no ferimento, aparecem bolhas de ar? Foi elaborado uma ficha de observação e entregue para os grupos de cinco alunos, realizarem a pesquisa.

Para isso foi entregue materiais farmacêuticos (água oxigenada), laboratoriais (tudo de ensaio, Béquer, bastão de vidro, placa de petri) e orgânicos (fígado de boi). Ao final, os alunos aprenderam que a água oxigenada, ao entrar em contato com o sangue, acontece uma reação química, devido o plasma. Por isso, aparecem bolhas de ar. Na aula, os alunos entenderam a importância da descoberta do antibiótico chamado PENICILINA.

Como professores, e pelas experiências com atividades como esta, acreditamos que os alunos aprendem mais com as atividades práticas, pois torna a aula mais dinâmica e interativa. No entanto, é importante destacar que não são em todas as temáticas que se pode vincular uma atividade prática, mas quando há esta oportunidade devemos sempre aplicar.

Conseguimos demonstrar que é possível desenvolver aulas práticas, com ou sem a presença de laboratório e usando materiais específicos. O estímulo à observação, ao raciocínio e a conclusão feita através do material levado para a sala de aula, criou um ambiente de pesquisa, interação e aprendizagem.

Authors

Letícia Souza Jardim Mendes

Especialista em Metodologia Ativa. Coordenadora Pedagógica no Colégio Adventista da Cidade Nova Ananindeua-Pará, Brasil.

Alessandra Paiva

MBA Gestão Estratégica em Instituições Educacionais. Coordenadora e Orientadora Educacional de Campo da Missão Pará Amapá - MPA, Belém-Pará, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *