Temas de Educação Continuada

English – Continuing Education Themes
French – Thèmes de formation continue
Spanish – Temas de Educación Continua

Precisa de inspiração para escrever um artigo para o Blog? Analise os subtópicos sugeridos em cada um dos 12 temas abaixo e reflita sobre como Deus conduziu sua experiência educacional. Se você tem apenas 10 minutos para treinar um novo professor em um desses subtópicos, o que você diria e faria? Baseando-se em sua experiência e citando as principais fontes atuais, de maneira concisa transforme esse treinamento em um artigo para o Blog. Suas experiências reais serão importantes para ajudar outros professores em situações semelhantes. Nosso sonho é compilar 365 artigos do blog que refletem os 12 temas em um formato para ser impresso e, assim, facilitar que outros professores sem acesso à internet possam também se beneficiar do conteúdo. Obrigado por, enquanto escreve, considerar ambos os formatos (online e impresso) e o público alvo.

1. Filosofia e missão
Filosofia da educação adventista; história da Igreja (incluindo o dom de profecia); Adventismo global; missões; saúde e qualidade de vida; história da educação adventista.

2. Crescimento em Cristo
A formação espiritual do professor e treinamento para levar os alunos a Cristo; Jesus como mestre.

3. Currículo
Padrões e estruturas; mapeamento e desenho do currículo; questões essenciais; objetivos de ensino; planejamento anual; programa de estudos; planos para a unidade/lição; alinhamento; recursos de avaliação; planejamento das aulas; aprendizagem aplicada; pensamento crítico; educação para a mídia; nivelamento; plano mestre de desenvolvimento espiritual.

4. Avaliação
Alinhamento e instruções da avaliação; posicionamento; avaliação contínua; avaliações das aprendizagens; avaliação de desempenho; auto avaliação; avaliação dos resultados do programa; testes; tecnologia na avaliação formativa; avaliação digital; normas; eficácia institucional; avaliação escolar; avaliação de professores; perspectivas bíblicas sobre o método de avaliação.

5. Instrução / ensino
Instruções adequadas ao desenvolvimento; aprendizagem de línguas de maneira integrada; diversidade; inclusão; ensino de alunos portadores de necessidades especiais; comunicação; monitoramento do progresso do estudante; recursos para ensino; ensino/aprendizagem baseado em problemas; método socrático; estudante autodidata; conceito “Flipped Classroom” (aluno como centro do processo de aprendizagem); viagens virtuais; alunos adultos; abordagem temática; reflexão sobre perspectivas bíblicas.

6. Aprendizagem
Psicologia da aprendizagem, pesquisas sobre o cérebro; desafios no século 21; educação personalizada; ensino de alunos portadores de necessidades especiais; estilos de aprendizagem; modos de aprendizagem; inteligências múltiplas; aprendizagem da fé.

7. Liderança sustentável
Perspectivas bíblicas; práticas sustentáveis; professores, alunos, diretores, funcionários e diretores do Departamento de Educação como líderes; administração da unidade educacional; atividades extracurriculares; gestão de conflito; consolidação da equipe; liderança visionária; integração fé-ensino.

8. Desenvolvimento profissional
Sistema educacional adventista; membros; liderança; educação continuada; pesquisa; criação de recursos modelo; criatividade; gestão de mudança; gestão de stress; educação visionária; rede de contatos; crescimento profissional; desenvolvimento espiritual; ética.

9. Ambiente escolar
Uma comunidade de graça; disciplina redentora; marketing; relações públicas; gestão de sala de aula; gestão de conflitos; planejamento das instalações.

10. Comunicação e Cooperação
Comunicação com os pais, alunos, colegas, igreja e comunidade; rede adventista; governo; acreditação; visão; marketing; gestão de conflitos e crises; perdão; alinhamento; mentoring; serviço comunitário; educação multicultural; oração e união.

11. Prática reflexiva
Perspectiva adventista; base de conhecimento pessoal; auto avaliação do ensino; bem-estar; plano de aprendizagem profissional e verificação; documentação; melhoria da escola; avaliação de professores; limites profissionais; prestação de contas; gestão do stress; flexibilidade; refletindo Cristo; professores como profeta e sacerdote; uso de tecnologia; plano mestre de desenvolvimento espiritual.

12. Boas práticas
Diversidade; inclusão; acomodações; ensino de cooperação entre universidades; aprendizagem de segunda língua; capelania; aprendizagem em serviço; intercâmbio de estudantes; crescimento através de desastres; inspiração sobre o ministério da educação no contexto local.

Escolha um subtópico que domina e escreva um artigo de 500 palavras de formato informal, a menos que você seja convidado a escrever sobre um assunto específico. Para obter mais informações consulte as Orientações aos Escritores.