Two women studying and  talking about the bible .
Two women studying and talking about the bible .

Projeto Semana do Criacionismo

Os alunos foram estimulados a criarem conteúdo para as redes sociais para explicar, através da ciência, a veracidade do criacionismo bíblico.

Philosophy and Mission June 30, 2021

O criacionismo é uma corrente vertente que busca explicar a origem da vida e do universo em detrimento ao evolucionismo e ao design inteligente, apresentando algumas semelhanças entre eles. Este é baseado num estudo multidisciplinar e por isso, pode ser trabalhado nas instituições adventistas no campo da filosofia, física, química, matemática, geografia, história, ensino religioso e na biologia.

Em outubro de 2020, em plena pandemia, nossa escola realizou uma Semana do Criacionismo. Os alunos do ensino fundamental ao ensino médio da Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS) foram estimulados a criarem materiais, como: vídeo, pôster, folheto, músicas, singles, desenhos ou Podcast com o intuito de explicarem, através da ciência, a veracidade do criacionismo bíblico.  Assim, procuramos trabalhar o tema com as ferramentas ou aplicativos que a geração atual apresenta mais domínio.

Mas por que o criacionismo bíblico? Infelizmente, existem outras vertentes do criacionismo que fogem ao que foi descrito na Bíblia, além da evolução teísta que têm adentrado às igrejas e contaminando crianças e jovens fazendo vários paralelos entre o Gênesis e o evolucionismo Darwiniano. Portanto, a atividade que realizamos na Semana do Criacionismo colocamos como pontuação principal de algumas matérias e adicional em outras, seguindo os conceitos de: conteúdo, qualidade de som, vídeo e organização.

Durante o período, os alunos receberam aulas sobre o criacionismo bíblico e, a partir delas, foram feitas observações e questionamentos sobre o relato de Gênesis:1 e 2. Com isso, os alunos escolheram como iriam produzir o conteúdo e explicar de forma didática nos meios escolhidos. O conteúdo produzido foi postado nas redes sociais como Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram.

Os alunos se mostraram bem receptivos a ideia e muitos deles optaram por apresentar seus trabalhos de forma individual, em duplas ou grupos. Muitas das atividades foram postadas nas redes sociais, recebendo curtidas e comentários do público externo. Foram postados vídeos, pôsteres, singles, desenhos e folhetos. Assim, disseminamos o tema de uma forma interativa e simples.

Por fim, todos os trabalhos foram avaliados e um ganhou o título de melhor trabalho, levando em consideração a qualidade do vídeo, som, conteúdos e organização. Este trabalho foi mostrado aos alunos no fim da semana. Importante destacar que durante a Semana do Criacionismo também promovemos várias palestras sobre o tema com convidados especiais, além de um bate papo ao vivo com os convidados para sanar dúvidas dos alunos.

Creio que essa semana foi de grande crescimento espiritual para todos que participaram. Foi gratificante ver os alunos dedicados a ler, por exemplo, sobre biologia, matemática e química para poder corroborar com a visão criacionista bíblica. Por fim, os alunos evidenciaram que ciência e religião não são tão separadas quanto muitos pensam.

Authors

Johny Chantre

Chantre, licenciado e bacharel em Ciências Biológicas modalidade Biotecnologia e Produção pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, Brasil. É mestre e doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano, Universidade Federal do Rio de Janeiro e com parceria com a Universidade Federal de Lavras. Atualmente leciona biologia para alunos do ensino médio da Faculdade Adventista de Minas Gerais, Brasil.

Rayane Lacerda Santos

Rayane, Formanda em Pedagogia, técnica em serviços públicos, secretária da coordenação pedagógica.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *