O ramo das ciências biológicas certamente é fascinante. Estudar os seres vivos em sua essência, suas características e atividades são imprescindíveis para o crescimento intelectual, mas também físico e social dos nossos alunos.
Infelizmente, devido ao pecado, “estudar a vida” frequentemente carrega um peso negativo, pois sabemos que um ser vivo: “nasce, cresce, reproduz e morre”. Há dor em todos os estágios do desenvolvimento de um ser vivo. Assim, é importante usar uma forma lúdica para ensinar temas como, por exemplo, o fluxo energético (onde envolve predação e consequentemente, a morte). Esse conteúdo é importante para preparar o aluno para eventuais provas e vestibulares, portanto o jogo “Corrida ecológica” pode se um bom recurso.
O jogo basicamente consiste em dividir uma turma de maneira igual ou aproximada, em 3 grupos: capim, zebra e leão. Esses animais representam exemplos de uma cadeia trófica composta por: produtores (capim), consumidor primário (zebra) e o consumidor secundário (leão). Após fazer a divisão, separe os grupos numa distância de no máximo de 5 metros entre eles.
Feito isso, apresente o objetivo e as regras:
Objetivo: conseguir predar seu alvo para se manter vivo e reproduzindo, o seu grupo alvo consiga se alimentar e se manter vivo e reproduzindo.
Regras:
- O capim é autotrófico, produz seu próprio alimento e não se move;
- A zebra precisa se alimentar do capim, senão ela morre e não se reproduz;
- O leão precisa se alimentar da zebra, senão ele morre e não se reproduz.
- Para dar início, recomenda-se um apito ou uma contagem regressiva para que se preparem e corram para “predar” seus alvos.
- Cada indivíduo só pode pegar 1 exemplar. Exemplo: uma pessoa no grupo da zebra só pode pegar uma pessoa no grupo capim; ou uma pessoa no grupo leão pode pegar somente uma pessoa no grupo zebra.
- Quando uma pessoa do grupo da zebra pega uma do grupo do capim, ela leva o capim para o grupo da zebra. Isso porque se a zebra conseguiu se alimentar, ela pode se reproduzir. A regra de aplica também ao grupo do leão.
- Quem não conseguiu pegar seu alvo, morre e se transforma em capim.
É impressionante como uma atividade tão simples consegue prender a atenção. Com essa atividade o aluno compreende de uma maneira mais rica, objetiva e divertida temas como a dinâmica de populações, comunidade, fluxo de energia, noções de ciclo biogeoquímico, cadeia alimentar e pirâmides tróficas.