Filosofia na prática do Educador Adventista

Philosophy and Mission June 8, 2023

O que vem à sua cabeça quando pensa em filosofia? Muitos já ficam assustados só de ver essa palavra, mas ela faz parte de toda educação.

Você sabe o que nos diferencia de outros modelos educacionais e como isso é visto no dia a dia? Escolhi três dos muitos fundamentos que sustentam a filosofia educacional adventista e como eles podem ser vistos na sala de aula:

  1. Antropologia: estudo da origem humana

De onde viemos? A antropologia da Educação Adventista é bíblica, ou seja, está fundamentada em Gênesis 1-3. 

O ser humano foi feito à imagem e semelhança do Criador. Mas a entrada do pecado no mundo fez com que essa semelhança fosse desfeita. Então, parte do propósito da Educação Adventista é:

Restaurar no homem a imagem do seu Autor, levá-lo de novo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse trabalhar o propósito divino da sua criação (WHITE, 2008, p. 15-16)

Enquanto professores, a intervenção e a intenção devem ser palavras-chave para nossa prática pedagógica. 

  • INTERVENÇÃO: Da mesma forma como Deus interveio na história humana enviando Jesus, nós intervemos auxiliando o aluno a desenvolver um raciocínio, ou corrigindo-o ao deparar-se com um pensamento equivocado ou infundado.
  • INTENÇÃO: Assim como Deus é intencional em tudo que faz, nós somos coerentes com a antropologia adventista quando preparamos nossas aulas sabendo onde e como chegar. Confiar no acaso ou sorte não traduz uma educação com base criacionista.
  1. Epistemologia: estudo da origem do conhecimento

De onde vem o conhecimento? Existem muitas linhas teóricas que estudam esse assunto. Entretanto, para a Educação Adventista a resposta está na Bíblia. 

Desde que Deus é a fonte de todo verdadeiro conhecimento, é, como temos visto, o principal objetivo da educação dirigir a mente à revelação que Ele faz de si próprio (WHITE, 2008, p.16)

Assim, a Bíblia, a natureza e o próprio Cristo são os materiais didáticos mais eficazes.

  • BÍBLIA: deve ser o livro base da sala de aula. Somos coerentes com a epistemologia adventista quando citamos e pesquisamos assuntos bíblicos que muitas vezes são transversais aos conteúdos estudados.
  • NATUREZA: levar os alunos a perceberem a grandeza e o amor do Criador em toda Sua obra. Refletir sobre Suas bênçãos nos aproxima do propósito educacional a que pertencemos.
  • CRISTO: nosso amor, bondade e abnegação devem ser inspirados no mestre dos mestres. Na forma como tratava as pessoas e, principalmente, como as corrigia. Temos muito a aprender com Jesus.
  1. Metodologia: Como eu ensino?

Qual a melhor forma de trabalhar as competências, habilidades e conteúdos com meus alunos? A metodologia da Educação Adventista também fundamenta-se na Bíblia. As parábolas eram histórias que relacionavam teoria e prática e partiam do conhecimento prévio de quem ouvia, para melhor assimilação:

Talvez o ponto mais importante dessa metodologia seja que estabelecia uma associação indivisível entre teoria e prática, ou seja, toda ideia produz uma ação e toda ação pressupõe uma ideia (CONFEDERAÇÕES DA UNIÕES BRASILEIRAS DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, 2004, p. 25)

Para a Educação Adventista a metodologia não integra fé e ensino, elas fundamentalmente já são unidas. Quando o educador coloca-se à disposição abnegada de Cristo, permite com que Ele fale em seu lugar, e o resultado disso será uma prática educativa coerente, fundamentada e naturalmente cristã.

É válido ressaltar que os fundamentos discutidos neste artigo não se esgotam em si mesmos. São temas complexos que permitem discussões profundas e extensas. Entretanto, de forma sucinta, entendemos que ao conhecer os pilares que permeiam nossas ações, nosso esforço deve ser em adquirir conhecimento, sabedoria e poder do alto para cumprir o propósito salvífico da educação.

Referências Bibliográficas

CONFEDERAÇÃO DAS UNIÕES BRASILEIRAS DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Pedagogia Adventista. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004.

WHITE, Ellen G. Educação: um modelo de ensino integral. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

Author

Anna Paula Franca

Formada em Pedagogia (Universidade de Taubaté) e Filosofia (Universidade Paranaense), atua há 10 anos como professora regente na rede de Educação Adventista no Brasil. Atualmente também estuda e pesquisa sobre filosofia da educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde além do Mestrado em Educação, faz estágio docente na graduação em Pedagogia e atua em um grupo de pesquisa (Senso) sobre perspectivas filosóficas da educação e ensino de Filosofia.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *