Dicas para incluir o aluno autista

Best Practices July 27, 2023

Quando falamos em autismo ou transtorno do espectro do autismo, logo notamos uma grande preocupação, medo ou ansiedade dos professores. Alguns professores resistem ao trabalho com os alunos autistas por dúvidas como, por exemplo: quais as melhores práticas, como avaliar a aprendizagem desse aluno? São dúvidas pertinentes e recorrentes.

Primeiro é preciso ter em mente que a inclusão do autismo em sala de aula ainda é um desafio para todos, mesmo sendo um direito da criança garantido por lei. E é um desafio porque o espectro é amplo. Os sintomas, a gravidade e as características das crianças autistas são distintas.

Por isso, é fundamental conhecer cada aluno, mantendo uma comunicação aberta com a família e com os profissionais que o atendam fora da escola. Dessa forma o educador pode se preparar para atender melhor as necessidades daquele aluno.

A seguir, relaciono algumas dicas para auxiliar a incluir e atender as necessidades de um aluno autista:

  • Criar e manter uma rotina
  • Promova uma adaptação ao ambiente
  • Evite ruídos altos em sala de aula
  • Use os interesses da criança nas atividades
  • Não faça diferenciações de conteúdo
  • Dê orientações claras e use recursos visuais
  • Promova atividades coletivas

Importante lembrar que quando falamos em inclusão, logo pensamos nas crianças com necessidades especiais. No entanto, temos que praticá-la com todos os alunos, visto que toda criança tem necessidades e tempos de aprendizagem diferentes. No caso do aluno autista, mesmo que a inclusão pareça difícil e que exija muito do professor, ela é possível.

Author

Juliana Santos

Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) campus Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil. Especialista em Aconselhamento Educacional e Familiar. Atualmente atua como psicopedagoga clínica. Casada com Sergio Siqueira, mãe da Luiza e Serginho (Transtorno do Espectro Autista - TEA).

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *