Estratégias de ensino para alunos autistas

Best Practices July 13, 2023

Uma sociedade inclusiva considera a pessoa especial com direitos iguais aos considerados normais. Para isso, devem ser articuladas ações nas diferentes áreas sociais buscando romper com a cultura do preconceito contra as pessoas deficientes.

No contexto escolar, o papel do professor é extremamente importante. Conforme Baptista (2006. p. 93) “[…] o compromisso do educador tem como base a apropriação de seus próprios recursos e instrumentos: a observação, o diálogo, a negociação e a avaliação retroalimentam o agir do educador”. Dessa forma, o professor deve rever as informações, conhecer e ter sensibilidade para lidar com as limitações e necessidades do aluno. Não basta ter formação, o lado humanístico também deve estar presente em cada atividade realizada.

A busca por meios e estratégias para o trabalho com alunos autistas depende muito do empenho, sensibilidade e disponibilidade do professor em manter-se informado sobre as atualidades na área. É importante que docente pesquise estratégias de ensino que poderá adotar para adaptar o conteúdo, eleger os recursos pedagógicos e a didática a ser utilizada de forma que venha favorecer a aprendizagem de todos os alunos. Aliado a isso, a busca de estratégias metodológicas de interação e desenvolvimento de todos os alunos deve ser alvo constante de uma escola inclusiva.

Outro aspecto não menos importante é a estruturação flexibilizada do currículo, que deve atender as peculiaridades regionais, as particularidades de cada turma e garantir a qualidade da educação. Flexibilizar o currículo, para responder a cada caso particular – comunidade, religião, língua, etnia, necessidade específica – não é ficar preso a conteúdos predefinidos e a ritmos e estratégias de aprendizagem rígidas, mas antes adaptar os conteúdos, ritmos e estilos de aprendizagem, às condições concretas de cada grupo, subgrupo ou indivíduo (CORREIA, 2008, apud MORGADO, 2011, p. 8).

A escola deve conhecer bem sua clientela a fim de melhor atendê-la em suas necessidades, entretanto não renunciando a qualidade da educação oferecida. Por isso, a unidade escolar deve preparar o quadro de docentes para atender as necessidades educacionais de todos os alunos, inclusive os autistas. Já que trabalhar com alunos autistas exige dos educadores o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas que acolham a todos e respeitem as diferenças.

Author

Vivian Falcão

Pedagoga há 20 anos, atua como psicopedagoga, neuropsicopedagoga, neuropsicologa. É aplicadora ABA - CBI MIAMI - Academia de autismo; e especialista em Inclusão. Trabalha com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) há 7 anos. É casada, esposa de pastor e tem 3 filhos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *