O Espírito Santo e a Escola Adventista

Christian Growth August 31, 2023

Relacionamento. Essa é a palavra-chave do currículo [estrada, percurso do que se ensina] da Escola Adventista. Por meio dela todas as concepções educativas foram construídas e são mantidas para esse modelo educacional. Inaugurada na primeira sala de aula, também conhecida como Jardim do Éden, a ação de relacionamento também tem a mesma natureza edênica quando pensamos em sala de aula: relacionamento com Deus e com o próximo. Essa ênfase da educação permite que por meio destes relacionamentos o caráter do estudante seja construído, lapidado e transformado. 

O relacionamento com Deus permite que cada estudante, a partir da atuação direta do Espírito Santo, desenvolva um pleno relacionamento com o próximo, respaldado nas mais altas intenções possíveis para o ser humano. Dessa forma podemos então afirmar que o Espírito Santo tem uma função na escola adventista: aproximar os estudantes e os professores de Deus de modo a receberem frutos duradouros para o exercício da cidadania e da fé cristã.

Não teremos frutos do Espírito se não nos relacionamos com Ele e, por isso, Sua presença deve ser proclamada, solicitada e amada todos os dias dentro da Escola. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22). 

Entre tantos conceitos e habilidades que são necessários a uma escola avaliar, talvez a avaliação mais urgente que precisamos fazer neste tempo é: há evidências da presença do Espírito Santo na nossa escola? Para responder precisamos olhar se a nossa comunidade escolar vive e anda pelo Espírito (Gálatas 5:25). Em outras palavras: nossos estudantes têm dado sinais de superação de problemas na ordem de relacionamentos? Professores e estudantes embasam suas ações com respeito? A paciência, fruto tão singular para este mundo sem tempo para nada, é uma realidade nas diferentes relações entre professores, alunos e funcionários? 

As evidências de que o Espírito Santo está presente na escola são os maiores motivos de comemoração e de certeza que a escola está cumprindo o seu papel. Em Beneficência Social (p. 82), Ellen White amplia: “Onde quer que haja um impulso de amor e simpatia, onde quer que o coração se comova para abençoar e amparar os outros, é revelada a operação do santo Espírito de Deus”.

A atuação do Espírito Santo é ampla na escola, sendo os frutos nítidas evidências da Sua presença. Mas, além deles, o Espírito atua na escola por pelo menos mais algumas razões:

  1. O Espírito ensina (Lucas 12:12): o Espírito Santo diminui a distância entre o professor e o estudante e somente Ele pode ocupar o lugar da interrogação e preenchê-lo com evidências.
  2. O Espírito intercede (Romanos 8:26, João 14:16): Ele conhece o íntimo da alma de cada professor e estudante e intercede por eles quando o desânimo, a vontade de desistir e as diferentes fraquezas insistem em dominá-los. 
  3. O Espírito distribui os dons espirituais (1 Coríntios 12:11): Todos que estão na escola adventista têm dons. Alguns já descobriram e outros irão descobrir. É o Espírito que faz essa revelação e a escola é o melhor cenário para a descoberta e desenvolvimento de dons espirituais.
  4. O Espírito inspira (2 Pedro 1:21): Os que andam no Espírito recebem inspiração para todas as ações da vida e, na escola, é o Espírito que facilita, coordena, organiza e somente em relacionamento com Ele que professores e estudantes poderão falar da parte de Deus.
  5. O Espírito convence (João 16:8): Com grandes ou pequenas demonstrações o Espírito revela e convence em cada sala de aula sobre quem é Deus e Seus sublimes propósitos para cada estudante.

Na maravilhosa atuação do Espírito Santo, podemos perceber o quanto a Educação Adventista é singular em seus propósitos. Para cumprir esse propósito, os educadores devem estar conscientes de que cada momento de oração é uma oportunidade de convidar o Espírito Santo para habitar em cada estudante, professor e funcionário. Se tirarmos o Espírito Santo da Sua solene influência e responsabilidade na escola, nenhuma missão será cumprida, nem mesmo o ensino das letras e dos números.

As escolas adventistas que tiveram um sábado especialmente dedicado para a Educação Cristã podem aproveitar o momento para reafirmar esse compromisso, como uma oração: Senhor. Reafirme a Sua influência, poder e alento para todos que estão na nossa escola. Dê direção para os que saem das suas casas aflitos emocionalmente e faça da escola um lar de aconchego e refúgio para os sofredores da alma. Que em cada ação possamos refletir a Sua vontade e fazer desse breve mundo, ainda em tempo, um lugar melhor para se viver.

Desenho Curricular para a Rede Adventista de Educação. Em: Referenciais Curriculares da Rede Adventista de Educação para o Ensino Fundamental, p. 15.

Author

    1 comments

  • | September 3, 2023 at 6:14 am

    As perguntas aqui feitas nos devem fazer pensar, reorganizar e promover uma mudança quanto aos nossos propósitos e ações dentro da escola adventista.

    Como gestor devo repensar onde estão indo meus esforços e como tenho conduzido meus alunos, professores e colaboradores em minha unidade?

    A presença do Espírito Santo e seus frutos, devem ser minha busca e meu norte para o colégio de Cotia SP e toda sua comunidade escolar.

    Obrigado professor Josney por essa reflexão inspirada.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *