A saúde emocional do professor

Professional Development September 14, 2023

Cansaço, estresse e ansiedade, são sintomas recorrentes na rotina de alguns profissionais da educação. O ano começa e quando vemos já estamos abarrotados de obrigações, sem contar as intercorrências e desconfortos do dia a dia em sala de aula. 

Você já pensou alguma vez em largar esse posto? Se isso lhe passou pela mente, não é para menos. Dedicar-se diariamente a função de ensinar e cuidar pode anexar uma pressão emocional capaz de desenvolver doenças e comportamentos desequilibrados. 

Sabemos que não é tarefa fácil dar conta de cada detalhe do seu trabalho. Por isso, pensamos e organizamos neste texto algumas estratégias para que você aplique e tenha mais qualidade de vida em sua rotina. 

Como está a sua saúde emocional?

No campo da saúde emocional, existem diversas áreas médicas que tratam e acompanham diariamente pacientes que necessitam de intervenções psicológicas. 

No entanto, ainda há entre as pessoas uma recusa e resistência na hora de tratar as emoções, chegando ao ponto de anular os próprios sentimentos e os sinais que o corpo apresenta. 

Não se engane, a saúde emocional pode ser como uma bomba relógio a ponto de explodir a qualquer instante. 

O que fazer com sentimentos negativos?

O caminho mais equilibrado é encontrar a raiz do problema e tratar os danos causados na saúde emocional. Um bom direcionamento adequado por parte de um profissional da saúde psíquica, pode ser uma excelente escolha. Além disso, existem algumas maneiras eficazes de cuidar e manter nossa saúde emocional por conta própria.

Comece seguindo os seguintes passos:

  • Acolha seus sentimentos, dê crédito ao que você sente. É normal sentir raiva, impaciência, desânimo, tristeza e frustração. Não estamos imunes aos sentimentos negativos, eles fazem parte de quem somos. Lutar contra um sentimento não traz paz, mas estresse. Para equilibrar o que sentimos é necessário reconhecer a emoção e expressá-la de maneira equilibrada, seja conversando com alguém, escrevendo ou buscando ajuda espiritual. Lembre-se que Deus está sempre disposto a te ouvir. Quer falar com Ele agora?
  • Pense positivamente. Nossa maneira de pensar determina o que sentimos. O negativismo é capaz de encobrir as bênçãos e alegrias da vida. Que tal mudar o foco das situações que você vive para a lente da gratidão? Quando paramos para visualizar aquilo que nos alegra em nosso dia a dia, mudamos automaticamente nossa maneira de pensar e assim conseguimos ressignificar nossas emoções.

Vamos praticar isso agora?

Situação 1 
Pensamento negativo: Meus alunos são muito desobedientes. Não gosto dessa turma.
Pensamento positivo: Sou grato por poder contribuir com o desenvolvimento das pessoas. Sou capaz de procurar e estudar maneiras para melhorar o comportamento de meus alunos. Sei que Deus está comigo e me auxiliará em meus desafios profissionais.

Situação 2
Pensamento negativo: Não tenho prazer no que faço. Não gosto do meu trabalho. Vou fazer o mínimo na minha função. 
Pensamento positivo: Sou grato por ter um trabalho. Essa função me ajuda a desenvolver minhas habilidades. Vou me esforçar e encarar cada dia como uma nova oportunidade de viver e deixar ao mundo um pouco mais de conhecimento. 

  • Aceite seu limite e seja gentil consigo. Ninguém é de ferro, e cada um está lutando uma batalha pessoal diferente. Você e seus colegas estão no mesmo barco, mas cada um traz consigo problemas e responsabilidades distintas. Nos dias de baixa, busque ajuda. Seja gentil consigo. Saiba o seu limite, procure ser menos crítico consigo mesmo e aceite as suas falhas como oportunidades de recomeço. Ajude outros ao seu lado quando estiverem enfrentando situações difíceis, seja um colega de profissão ou um aluno. Gentileza nunca é demais!
  • Cultive bons hábitos. Selecione o melhor para sua vida. Seja sábio na hora de escolher seus hábitos, pois eles determinarão o seu futuro, além de fortalecer a saúde emocional. Seus hábitos têm contribuído para seu bem-estar?

Vamos imaginar nossos hábitos como balões inflados. Quais você estouraria e quais manteria na sua vida? 

Balões: Leitura, Exercícios físico, Uso excessivo do celular, Procrastinação, Descuido pessoal, Autocuidado, Amizades tóxicas, Sedentarismo, Alimentação equilibrada, dormir cedo, Não ter opinião própria, Autoestima, Otimismo, Gratidão, Negativismo, Excesso de trabalho, Lazer,Tempo em família.

Esperamos que essa leitura tenha o inspirado a buscar meios saudáveis para cuidar da sua saúde emocional, professor.

Lembre-se! Cuidar de quem somos também é zelar pelo que sentimos e pensamos. Essa manutenção vai além de querer sentir ou não um sentimento. Exige antes de tudo escolhas inteligentes de nossa parte.

Dê o seu melhor por você e escolha ser feliz!

Author

Malú Loiola

Formada em pedagogia. É autora do blog Diário de uma Professora, onde compartilha informações do universo educacional. Atuou como professora regente nas escolas Adventistas de Sorocaba e Vila Matilde, Brasil, dedicando-se ao ensino infantil. Atualmente dedica-se em tempo integral ao universo materno, acompanhando o processo de desenvolvimento de sua filha Alice.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *