7 formas de usar metodologias ativas - parte 2 

Assessment and Evaluation October 19, 2023

As metodologias ativas são peças essenciais no “processo de ensino e aprendizagem, pois o modelo tradicional já se tornou ineficaz”. Dessa forma, apresentaremos sete formas de usar metodologias ativas como instrumento formativo na alfabetização. Neste segundo artigo da série, discutiremos três dessas formas: 

  • Rotação por estações: 

A abordagem ativa rotação por estações pode ser bem-sucedida no ensino da alfabetização. Este método consiste em agrupar os alunos e conduzi-los por estações de aprendizagem com tarefas diferenciadas que lhes permitam aplicar o que aprenderam em várias circunstâncias.

Habilidades sociais importantes, como cooperação e comunicação, podem ser desenvolvidas em crianças usando esse método. Para melhorar a eficácia do acompanhamento do processo de alfabetização, o professor deve planejar as atividades com antecedência, montar as estações e acompanhar o desempenho de cada aluno.

Como resultado, a rotação por estações se torna um instrumento útil para a alfabetização, permitindo que as crianças aprendam de forma mais significativa e independente e adquiram habilidades cruciais para a vida cotidiana em sociedade.

  • Aprendizagem baseada em problema: 

Uma abordagem envolvente que pode ser utilizada na instrução de alfabetização é a aprendizagem baseada em problemas, que incentiva os alunos a resolver problemas e a se envolver em reflexões críticas. Para colocá-lo em prática, o professor deve escolher uma questão pertinente, orientar os alunos na coleta de dados e fornecer respostas e promover a cooperação. Os alunos oferecem suas soluções e conclusões no final, aprimorando suas habilidades de comunicação, criatividade e resolução de problemas enquanto adquirem habilidades de leitura e escrita relevantes e independentes.

  • Aprendizagem baseada em projetos: 

Enquanto as crianças estão aprendendo a ler e escrever, a aprendizagem baseada em projetos é uma técnica ativa que pode ser utilizada na instrução de alfabetização para ajudar os alunos a aprimorar suas habilidades sociais e cognitivas. Essa estratégia envolve a conclusão de um projeto, que pode ser uma pesquisa, escrever um documento ou outra atividade que exija a resolução de problemas.

Para empregar a aprendizagem baseada em projetos na alfabetização, o professor deve auxiliar o aluno na escolha de um tema pertinente, organizar e executar as fases do projeto e estimular constantemente a reflexão e a construção do conhecimento. O professor deve mediar o processo e promover o trabalho em grupo entre os alunos. Na conclusão, os alunos apresentam seu trabalho finalizado, aprimorando sua comunicação e o trabalho em equipe.

Na terceira e última parte deste artigo veremos mais quatro formas de usar metodologias ativas como instrumento formativo na alfabetização. Até semana que vem. 

*Ler a parte 1 desta série

Authors

Adriana Silva Lopes Matias

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente é Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e participante dos grupos de pesquisa. Serviu na Região do Sul e Sudeste do Pará como Coordenadora Pedagógicas e Orientadora Educacional na Associação Sul do Pará e atualmente exerce a mesma função técnica na Missão Nordeste Maranhense, Brasil. Possui oito anos de experiência na Orientação Pedagógica e Educacional. Possui experiência na área de Coordenação Escolar, regência de aula na Educação Básica na Associação Maranhense. Serviu também a Rede Educacional Adventista como Gestora escolar na Região Norte do Brasil, nas unidades escolares: Escola Adventista de Bacabal, Colégio Adventista de Tucumã e Colégio Adventista de Marabá.

Elaine Wagner Cavalcante

Coordenadora de Campo da Associação Sul Maranhense, formada em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Estadual do Mato Grosso, UNEMAT. Possui sete anos na sua área de atuação, trabalhando no Colégio Adventista de Cáceres, onde desempenhou o cargo de Orientadora Educacional, e no Colégio Adventista Centro América, atuando como Coordenadora Pedagógica. Uma profissional capacitada e dedicada.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *