Mídia, uma influência positiva para a educação?

Best Practices October 5, 2023

“Enter”, em apenas um clique a conexão com o mundo inteiro, a entrada a um mundo onde a distância e o tempo não são empecilhos para a comunicação, interatividade, conhecimento, informações, entre outros. Temos vivenciado o mais rápido período de mudanças tecnológicas, econômicas e sociais da história. 

As transformações tecnológicas nos levam a um cenário pedagógico, onde o educando recebe muitas influências da mídia e tecnologia, onde o educador não é mais o único detentor do conhecimento. Fato este, que favorece uma interação entre professor e aluno, uma relação horizontal de aprendizagem, diferenciando a tradicional educação bancária, onde o educador somente transmitia o conhecimento e o aluno a recebia como verdade absoluta. Neste novo cenário, queremos uma educação que desenvolva nos educandos o aspecto crítico, reflexivo, criativo, flexível, pesquisador, investigador, colaborador e participativo. 

O professor José Manuel Moran relata a importância de a escola utilizar as ferramentas tecnológicas em prol da aprendizagem e do desenvolvimento de alunos pensantes e críticos mediante a influência midiática. 

A mídia como meio de comunicação pode interferir no processo de escolhas do indivíduo. O jornalista Gilberto Dimenstein (2012), declara que “bombardeados por mídias de todos os lados, muitos jovens assumem “gastar” como lema, nem que para conseguir dinheiro, seja necessário “traficar”. Portanto, o professor e toda comunidade escolar tem o importante papel de levar os alunos a serem receptores críticos diante da mídia apresentada. É necessário desenvolver um comportamento crítico acerca do que se vê, lê ou ouve. 

Portanto, é importante:

  • Analisar programas de TV, músicas, imagens, filmes são sugestões para iniciar debates e análise crítica da influência da mídia no comportamento do ser humano.
  • Conhecer o que está implícito nas mensagens midiáticas. Afinal, tais programas, filmes, propagandas, novelas, entre outros, são produzidos também com a finalidade de serem consumidos, objetivando lucros. 
  • Analisar a mesma informação em diferentes mídias, a fim de ampliar o entendimento por diferentes visões.

É fato que a mídia, juntamente a muitas transformações tecnológicas vieram para auxiliar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, trazendo sentido a comunicação com imagens, sons, comentários e informações. No entanto, tem sido uma influência positiva? O que temos feito para que tais ferramentas sejam utilizadas de fato para o desenvolvimento do pensamento lógico e crítico? Afinal, de acordo com a escritora Ellen White (2015), nosso principal objetivo é preparar alunos que sejam pensantes e não meros refletores do pensamento dos outros.

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. – 24ed. – São Paulo: Ática, 2012.

MORAN, Jose Manuel. As mídias na educação. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/midias_educ.pdf Acesso em 17 abr. 2023.

MORAN, José Manuel. O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na EAD – uma leitura crítica dos meios. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf Acesso em 17 abr. 2023.

WHITE, Ellen. Educação. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015.

Author

Thania Suemi Tateishi Miyano

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2004), especialização em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes - IAVM Faculdades Integradas (2008), especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2015), especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2017). Atualmente faz especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Pontifícia Universidade Católica (2023) e iniciou o mestrado em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Atua na educação adventista desde o ano de 2000 e atualmente é coordenadora da Rede Adventista na Associação Paulista do Vale, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *