Programa Motivacional de Leitura: experiência on-line com coordenadores pedagógicos

Professional Development October 4, 2023

Iniciei a carreira profissional atuando como educadora em Guiné-Bissau, continente africano. A troca de experiências com os educadores de Guiné-Bissau e a realidade do contexto social que estava inserida me fizeram refletir muito sobre a importância da leitura no contexto escolar, assim como na formação do cidadão e, consequentemente, de uma sociedade.  

Quando voltei para o Brasil, enquanto atuava como professora em sala de aula pude perceber que, na maioria das vezes, meus alunos com dificuldade de leitura e interpretação textual apresentavam dificuldades nas demais áreas do conhecimento. Assim, quando fui convidada para exercer a função de coordenadora pedagógica de campo concomitantemente iniciei meu estudo do mestrado. Nesse contexto, surgiu o questionamento principal da minha pesquisa: Quais os impactos de uma formação colaborativa on-line de coordenadores pedagógicos em metodologias ativas na criação colaborativa de um programa motivacional de leitura?

Enquanto coordenadora de uma Rede de Educação, foi desafiador pensar na formação continuada de coordenadores. Por um lado era necessário que esse grupo que estava sob minha responsabilidade tivesse a oportunidade de receber formação para poder desenvolver seu trabalho com eficácia, mas, por outro lado, o excesso de atividades os sobrecarregava, dificultando sua saída do contexto escolar.

Com essa pesquisa, percebi quatro impactos de maior relevância:

  1. O crescimento profissional das coordenadoras pedagógicas ao participarem de oficinas teórico-práticas e de planejamento e elaboração. Elas manifestam mudanças conceituais e práticas ao fazerem uso das estratégias de aprendizagem propostas nas oficinas teórico-práticas para a construção dos projetos de leitura;
  2. A replicação das aprendizagens a respeito de estratégias de aprendizagem realizada pelas coordenadoras pedagógicas para os seus respectivos grupos de docentes;
  3. A construção de projetos para o “Programa Letramento e Transformação: motivação para ampliação das habilidades leitoras”.
  4. A motivação dos alunos pela leitura cresceu de forma significativa em todas as unidades escolares em que o projeto foi aplicado, fato que deve-se ao uso de estratégias ativas que contribuíram para engajar os alunos na pesquisa e leitura. 

Durante todo o período de investigação, tive a oportunidade de aprender e lidar com questões de formação continuada on-line, seus desafios e facilidades, estratégias ativas de aprendizagem, desenvolvimento de habilidades leitoras, aprendizagem colaborativa e criação de projetos, que contribuíram muito para o meu aprendizado profissional, pois fizeram com que eu me sentisse mais preparada para criar projetos de intervenção pedagógica colaborativos porque vivenciei as dificuldades deste tipo de trabalho, mas também vi o quanto ele contribui para a formação efetiva da equipe favorecendo a transformação epistemológica. 

Aprendi que o bom professor/orientador que deseja o crescimento de seus alunos deve caminhar ao lado deles, oferecer suporte e, sobretudo ampliar as possibilidades para que ele se torne protagonista da sua busca por novos conhecimentos.

Author

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *