Alfabetização Baseada na Ciência

Learning November 2, 2023

A ciência desenvolve um papel importante em pesquisas de métodos a serem explorados na educação infantil. Avançando nos conceitos do conhecimento científico, analisando como o cérebro da criança se desenvolve, como reage com cada descoberta nova e como entende o processo da leitura e escrita, assim, a ciência proporciona uma análise de quais etapas devem ser trabalhadas para que haja uma real aprendizagem qualitativa de ensino. 

Os profissionais da educação, sobretudo os professores, devem recorrer a estudos continuados, promovendo o aprimoramento de suas competências e pondo em prática os métodos adquiridos. “Ensino e aprendizado baseados em evidências científicas são a chave para desenvolver as competências e habilidades necessárias para que crianças e jovens possam ser bem sucedidos no presente e no futuro” (SOMOS EDUCAÇÃO, 2021, s.p). 

Nesse contexto educacional, sabe-se que a alfabetização é um dos processos mais extraordinários na vida de um ser humano. É o início de uma transformação pessoal e social. “Alfabetização é dar acesso ao mundo da leitura”, diz Soares (1998, p.33), e ainda acrescenta o pensamento de que alfabetizar abre os horizontes da escrita e dá ao indivíduo o uso dessa ferramenta como meio para a conquista da cidadania plena. 

Nesta série de cinco artigos, que serão publicados às quintas-feiras deste mês de novembro, apresentamos temáticas de suma importância relacionadas à leitura e escrita baseadas em pesquisas científicas. Assim, esta série expõe um norte para que o docente possa obter êxito em seu desempenho e também no resultado de sua atuação. Portanto, o objetivo é enfatizar a relevância no preparo do alfabetizador, realizando seu planejamento escolar com base nos estudos científicos.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008. SOARES, M. Letramento. Belo Horizonte:Autêntica, 1998.

SOMOS, Educação. O que é a ciência da aprendizagem? SOMOS Educação, 2021. Disponível em: <https://www.somoseducacao.com.br/o-que-e-a-ciencia-da- aprendizagem/ > Acesso em: 28 ago. 2022

Authors

Emily Marini

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Fabiana Schonardie

Graduada em Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Giza Sales

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *