Gestão Escolar Participativa

South American December 21, 2023

O gestor da escola deve ser capaz de gerir sua instituição com maestria, realizando o trabalho de coordenação de todos os envolvidos no processo tanto de planejamento como de implementação das atividades inerentes ao funcionamento escolar. Pois cabe a ele o trabalho de coordenar e nortear todos os atores envolvidos, buscando abrir e criar espaços para a gestão participativa, motivando toda a comunidade escolar a interagir dentro desse processo. Para que o gestor realize essa função na coordenação, ele deve ser influenciador e motivador dos seus colegas para que eles possam alcançar os objetivos traçados pela instituição.

Para que aconteça uma real integração de toda comunidade escolar no planejamento da escola, é preciso que todos os personagens envolvidos nesse procedimento sejam de tal maneira incentivados para esta participação. O envolvimento de todas as personagens que formam a comunidade da escola deve proceder livres de críticas. Toda a comunidade escolar deve sentir-se peça imprescindível dentro do processo da estruturação democrática da escola. Essa rede de comunicação entre essas peças vitais trará resultados bem positivos para a escola somente se o canal comunicacional estiver aberto entre eles.

Pérez Gómez afirma com muita clareza que: “[…] para entender as peculiaridades dos intercâmbios dentro da instituição, é imprescindível compreender a dinâmica interativa entre as características das estruturas organizativas e as atitudes, os interesses, os papéis e os comportamentos dos indivíduos e dos grupos” (2001, p. 131-132). A escola é um espaço relacional, um espaço sujeito a compromissos, colaboração e participação. 

Libâneo (2018) cita alguns princípios que podem contribuir para uma gestão democrática participativa, entre eles podemos citar a autonomia das escolas e da comunidade educativa, em que a escola deve ter liberdade para gerir os recursos financeiros, metas pedagógicas, administrativas etc. sempre buscando o bem comum e envolvendo professores, alunos, pais e comunidade com o objetivo de oferecer qualidade de ensino para a formação de bons cidadãos. 

O modelo de gestão participativa pode ser implantado nos seguintes princípios: autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar; envolvimento da comunidade no processo escolar; planejamento das tarefas; formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar; utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos, com ampla democratização das informações; avaliação compartilhada e relações humanas produtivas e criativas assentadas na busca de objetivos comuns.

Nos próximos três artigos desta série serão destacados alguns desses princípios. 

Author

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *