Formação continuada e democratização das informações

South American January 4, 2024

Como mencionado no primeiro artigo desta série, o modelo de gestão participativa pode ser implantado em alguns princípios. Nesse artigo destacamos mais dois princípios: 

  • Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar

A organização e gestão do trabalho escolar requer formação continuada e constante aperfeiçoamento de todos os envolvidos: gestor, equipe pedagógica professores, pais e agentes comunitários. Deve-se entender que o mundo passa por constante transformação e muito conhecimento novo e resultados de pesquisas são gerados diariamente, portanto se a escola tem a função de formar futuros cidadãos que irão servir a comunidade, todos os envolvidos no processo devem estar constantemente se atualizando para poderem exercer melhor a sua função e consequentemente preparar melhor os alunos. 

Se queremos uma escola transformadora, temos, que transformar a escola que temos aí. E a transformação dessa escola passa necessariamente por sua apropriação por parte das camadas trabalhadoras. É nesse sentido que precisamos ser transformados, o sistema de autoridade e a distribuição do próprio trabalho no interior da escola”. (PARO, 2005, p.10)

Percebe-se que a escola democrática possui como uma de suas principais características a construção da democracia “[…] a escola necessária é uma escola democrática e que prepara os indivíduos para a democracia” (RODRIGUES, 2003, p. 60). Além dessa construção estimula-se também o exercício do caráter democrático, que se dá em atitudes tais como tomadas de decisões em conjunto, participação na construção do PPP, atuação no Conselho Escolar, opiniões acerca do melhoramento do espaço escolar tanto físico como institucional, entre outros aspectos. Podemos destacar a escola democrática da seguinte maneira:

Como lugar de pessoas e de relações, é também um lugar de representações sociais. Como instituição social ela tem contribuído tanto para a manutenção como para a transformação social. Numa visão transformadora ela tem papel essencialmente crítico e criativo (GADOTTI, 2007. p. 11).

    • Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos, com ampla democratização das informações

Um bom gestor deve estar envolvido e envolver toda a sua equipe de apoio para terem uma visão ampla para detectarem os problemas, fazerem uma análise profunda das causas e encontrar soluções criativas para os mesmos. Outro aspecto importante é que na medida do possível os problemas possam ser evitados e isso só acontecerá se houver um excelente planejamento. 

Analisar os problemas em seus múltiplos aspectos significa verificar a qualidade das aulas, o cumprimento dos programas, a qualificação e experiência dos professores, as características socioeconômicas e culturais dos alunos, os resultados dos trabalhos que a equipe propôs atingir, a saúde dos alunos, a adequação dos métodos e procedimentos didáticos. A democratização da informação implica o acesso de todos as informações e canais de comunicação que agilizem a tomada de conhecimento das decisões e de sua execução (LIBÂNEO, 2018, p. 122).

No próximo artigo, o quarto e último desta série, serão destacados mais dois princípios do modelo de gestão participativa. 



Author

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *