A avaliação do processo de ensino aprendizagem nas escolas de ensino básico vive um dilema, visto que existe uma dificuldade em como realizar de forma sistemática uma avaliação qualitativa e quantitativa de forma coesa. Luckesi, (2012) compreende a avaliação como indispensável no processo de ensino aprendizagem e imprescindível na orientação das ações pedagógicas que auxiliem os alunos em suas variadas dificuldades.
Compreender a avaliação como parte do processo de ensino e aprendizagem, é indispensável na orientação das ações pedagógicas que visam à superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes. Para tanto, uma análise sobre as possíveis articulações entre as modalidades da avaliação e as etapas do procedimento da sequência didática são necessárias.
Para um aprofundamento do tema, foi preparada uma série de artigos sobre a importância da articulação entre as avaliações diagnóstica, formativa e somativa e as etapas da sequência didática. Para atingir o objetivo proposto, será apresentado um modelo de sequência didática com a inclusão das três etapas da avaliação incluídas durante o planejamento da trilha de aprendizagem proposta. Os artigos desta série serão postados semanalmente nas próximas quintas-feiras.
No segundo artigo desta série será abordado a sequência didática e a avaliação diagnóstica.