Planejamento da Sequência Didática e da Avaliação

Assessment and Evaluation January 18, 2024

A avaliação do processo de ensino aprendizagem nas escolas de ensino básico vive um dilema, visto que existe uma dificuldade em como realizar de forma sistemática uma avaliação qualitativa e quantitativa de forma coesa. Luckesi, (2012) compreende a avaliação como indispensável no processo de ensino aprendizagem e imprescindível na orientação das ações pedagógicas que auxiliem os alunos em suas variadas dificuldades.  

Compreender a avaliação como parte do processo de ensino e aprendizagem, é indispensável na orientação das ações pedagógicas que visam à superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes. Para tanto, uma análise sobre as possíveis articulações entre as modalidades da avaliação e as etapas do procedimento da sequência didática são necessárias. 

Para um aprofundamento do tema, foi preparada uma série de artigos sobre a importância da articulação entre as avaliações diagnóstica, formativa e somativa e as etapas da sequência didática. Para atingir o objetivo proposto, será apresentado um modelo de sequência didática com a inclusão das três etapas da avaliação incluídas durante o planejamento da trilha de aprendizagem proposta. Os artigos desta série serão postados semanalmente nas próximas quintas-feiras. 

No segundo artigo desta série será abordado a sequência didática e a avaliação diagnóstica.

Authors

Liliane Albuquerque Mendonça de Souza

Liliane Albuquerque Mendonça de Souza, graduada em Pedagogia na Universidade Paulista. Pós-graduanda em Psicopedagogia clínica e institucional, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Pós-graduanda em Educação e Inovação, pela Faculdade Adventista da Amazônia. Trabalhou como Secretária da Coordenação e Professora do Ensino Fundamental I na Escola Adventista da Faama, nos anos de 2014 a 2016. Trabalhou como Professora na Escola Adventista Kids de São Luís, ano 2022. Em Dezembro de 2022 assumiu o cargo de Orientação Educacional, no qual exerce atualmente na Escola Adventista Monte Castelo- São Luís.

Clarimeri do Prado Martendal

Licenciatura em Pedagogia; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Metodologias Ativas; Graduanda em Educação e Inovação. Atuou como professora, Psicopedagoga Escolar e, atualmente, como Coordenadora e Orientadora da Associação Maranhense, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *