Pilares da Liderança Servidora - Características

South American February 15, 2023

Autores cristãos sobre liderança, ensinam que líderes servidores entendem que seu papel é ajudar as pessoas a alcançarem suas metas. Eles estão constantemente tentando descobrir o que seu pessoal precisa para ter um bom desempenho e para colocar a visão em prática. Em vez de quererem que os colaboradores agradem seus chefes, líderes servidores querem fazer a diferença na vida dos colaboradores, e, além disso, causar um impacto positivo na organização. Para Covey (2005), líderes servidores enxergam as pessoas como um todo: corpo, coração, mente e espírito – e trabalham para liberar todo o seu potencial criativo.

Os principais autores sobre Liderança Servidora identificam uma lista de características consideradas indispensáveis para o desenvolvimento de um líder servo. Essas características serão descritas abaixo de forma suscinta e serão aprofundadas na série de artigos: Os Pilares da Liderança Servidora. Líderes servidores:

  • USAM O PODER DA PERSUASÃO – Apoiam-se mais na persuasão do que na autoridade hierárquica ao tomar decisões. O líder servo é hábil em promover o consenso dentro de um grupo.
  • PROMOVEM O TRABALHO EM EQUIPE – Juntas, as pessoas agem criativamente, assumem riscos, inventam, consolam, inspiram e produzem.
  • ESCUTAM O CORAÇÃO – Os líderes sempre foram valorizados pela capacidade de comunicação e de tomar decisões. O líder-servo além de utilizar esses importantes atributos, entendem que é preciso reforçá-los pela profunda disposição de ouvir atentamente o que os outros tem a dizer.
  • POSSUEM CONSCIÊNCIA DE SI – A consciência por si só não é um consolo – muito pelo contrário. Ela perturba e faz despertar. Os líderes mais capazes tendem a serem sempre plenamente despertos e um pouco incomodados. Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta. A busca por uma liderança começa por uma busca interna para descobrir quem você é.
  • VISUALIZAM O FUTURO (CONCEITUALIZAÇÃO) – Capacidade de pensar além das realidades do dia-a-dia e focar grandes sonhos. O administrador que deseja ser um líder-servo deve alargar o seu pensamento de forma a incluir nele o pensamento conceitual de bases mais amplas. Os líderes-servos são chamados a buscar um delicado equilíbrio entre o pensamento conceitual e a concentração no cotidiano.
  • COMPROMISSO COM O CRESCIMENTO DAS PESSOAS – O líder-servo se compromete a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para estimular o crescimento pessoal, profissional e espiritual dos empregados. Eles se interessam mais pelo sucesso alheio do que pelos seus próprios. Suas maiores realizações são os triunfos das pessoas a quem eles servem.
  • PROMOVE O SENSO DE COMUNIDADE – Nenhum de nós existe independentemente das nossas relações com os outros. O poder nas organizações é a capacidade gerada pelos relacionamentos. Os seres humanos têm uma capacidade inata para a inteligência coletiva. Podem aprender e pensar juntos, e esse pensamento colaborativo pode levar a uma ação coordenada.

            Em suma, líderes servidores entendem que o sucesso na liderança, o sucesso nos negócios e o sucesso na vida foram, são e continuarão a ser função da capacidade de trabalhar e agir em conjunto com os outros. O êxito na liderança dependerá inteiramente da capacidade de construir e manter relacionamentos que permitam que as pessoas realizem seguidamente coisas extraordinárias. Líderes servidores entendem que as pessoas podem esquecer o que falamos e o que fizemos, mas jamais esquecerão o que as fizemos sentir. Essas ideias se coadunam com os princípios do evangelho e reverberam insights do modelo de liderança difundido por Jesus Cristo.

Este artigo é o segundo artigo da série Os Pilares da Liderança Servidora. Veja os próximos artigos da série que serão publicados sempre às quartas-feiras. 

Ver o primeiro artigo da série Liderança Alinhada com os Ensinos de Cristo

Covey, S. R. (2005). O 8o Hábito: Da Eficácia a Grandeza. Rio de janeiro: Campus.

Author

Antonio Marcos Alves

Alves holds degrees in accounting and pedagogy, as well as business administration and marketing. He obtained his master’s and doctorate in leadership from Andrews University, USA. Alves has been working in Adventist education since 1993 and is currently the director of Adventist education for the South American Division.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *