Métodos para o Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita

South American November 23, 2023

O propósito do docente em participar do processo da alfabetização e conduzir ao ensino da leitura e escrita, é fornecer um método eficaz e que auxilie o aluno para que ocorra uma aprendizagem mais prática, leve e de sucesso. Dentro desta realidade, o método que mais tem ganhado prestígio por seus resultados, ainda tenha muito a melhorar e crescer, é o método fônico. Este método foge da tradicional memorização do alfabeto, buscando trazer um significado mais concreto para que isso auxilie as crianças e conhecer de fato cada letra, seu som, seu nome, suas combinações, entre outros, fazendo muito mais sentido na alfabetização. Nesse aspecto podemos acrescentar que,

Quando o professor trabalha com o ensino de leitura e escrita precisa desenvolver atividades relacionadas as unidades linguísticas (sílabas, rimas, fonemas) e suas posições em uma palavra (inicial, intermediária, final), também precisa se atentar a natureza do léxico da palavra e desenvolver atividades que envolvam a comparação, categorização e transformação das palavras. (BUZETTI, 2022, p.283)

Segundo Soares (2008), o método fônico consiste na associação de símbolo e som. Ou seja, o aluno aprende o som que aquele símbolo representa e assim, quando junta duas ou mais letras, reproduz o som que se cria em conjunto. De acordo com Seabra e Dias (2011), o método fônico propõe um estudo explícito e sistemático para que o aluno consiga fazer a correspondência entre som e letra, desenvolvendo as habilidades metafonológicas.

O método fônico é considerado um dos mais eficazes dentro do processo da alfabetização, e que “[…] produz leitores de maior competência” (CAPOVILLA, 2007, 08). Uma vez que o método apresentado traz uma correlação entre o som e a escrita, a palavra falada, quando bem analisada pelo aluno, é mais facilmente escrita. O mesmo ocorre quando a criança pratica a leitura, analisando a palavra escrita, seus símbolos e, previamente, sabendo seus sons, silaba por silaba a criança consegue ler.

O método consiste em atividades fônicas e atividades metafonológicas. As atividades fônicas concentram-se na introdução sistemática de correspondências grafofonêmica para a construção da leitura e da escrita. As atividades metafonológicas concentram-se em exercícios para o desenvolvimento da consciência fonológica, especialmente no nível fonêmico (CAPOVILLA; CAPOVILLA, 2007, p.XXI).

No método fônico as primeiras letras/símbolos apresentadas e ensinadas são as vogais, posteriormente as consoantes, sílabas e por fim palavras mais complexas (FRADE, 2007). Mesmo que haja uma fórmula para que o método seja colocado em prática, Romera e Araújo (2022) advertem que as abordagens não sejam maçantes e repetitivas, lembrando que há maneiras lúdicas que podem fazer parte do planejamento do professor dentro de sua docência. As autoras ainda afirmam que “é imprescindível que o professor alfabetizador desenvolva atividades que possibilitem perceber a relação entre grafema e fonema, construindo assim a consciência fonológica.” (ROMERA; ARAÚJO, 2022, p. 222).

Por fim, entendemos que ter os meios não é o bastante, O professor precisa se comprometer ao realizar uma tarefa tão importante como a de alfabetizar. Assim, podemos considerar que além do método fônico ser grandemente eficaz, é necessário permanecer inerente ao que diz a ciência e suas descobertas, buscando aprimorar o ensino e o modo de se fazer aprender, afinal, a educação e a ciência estão em constante transformação e crescimento.

*Este é o QUARTO artigo da série de cinco artigos Alfabetização baseada na Ciência. Os artigos serão publicados todas as quintas-feiras do mês de novembro de 2023.

BUZETTI, M. C. Evidências científicas na alfabetização: experiências possíveis na escola pública. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 35, n. 1, p. 281-289, 2022.

CAPOVILLA, A. G.S.; CAPOVILLA, F. Alfabetização: Método Fônico. São Paulo: Memnon, 2007.

ROMERA, V.; ARAÚJO, R. N. Alfabetização: a efetividade do método fônico. Revista Processando o Saber, v. 14, p. 216-228, 2022.

SEABRA, A. G.; DIAS, N. M. Métodos de Alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. n.87. Revista Psicopedagogia. v. 28. São Paulo, 2011.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008. SOARES, M. Letramento. Belo Horizonte:Autêntica, 1998.

Authors

Emily Marini

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Fabiana Schonardie

Graduada em Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Giza Sales

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *